CONHEÇA PAVEL DUROV, O EMPRESÁRIO RUSSO CRIADOR DO TELEGRAM

 Pavel Durov, CEO do Telegram, também foi o criador do site russo VK (Vkontakte),  rede social e site russo com mais acessos no país segundo a Alexa Internet. Em 2014, deixou de ter ligações com o VK em meio a polêmicas com o governo russo.

O Telegram foi fundado em 2013 como um aplicativo de mensagens que possibilita criar grupos e canais de transmissão. Porém, a plataforma recebe críticas por ser um ambiente sem fiscalização dos conteúdos postados.

Durov é conhecido por ser uma pessoa um tanto excêntrica. Entre seus atos que ganharam tablóides, foi fotografado em 2012 jogando "aviõezinhos de dinheiro" de uma janela em São Petersburgo. É vegetariano, e ativo nas redes sociais, onde posta fotos meditando e em poses contemplativas sem camisa.

Também já teve múltiplos embates com o governo russo devido ao conteúdo que circula nas plataformas digitais criadas por ele, além de fazer ele próprio duras declarações contra o governo de Putin.

Após o início da guerra na Ucrânia, Durov postou em seu próprio canal do Telegram que teria sido expulso da VK por se recusar a fornecer ao governo informações privadas sobre ucrânianos. “Eu faria de novo, sem hesitar”, disse.

Segundo a Forbes, Durov possui um patrimônio de US$ 17 bilhões. O bilionário já foi chamado pelo The Huffington Post de o “Mark Zuckerberg russo”.