Siga nossas redes

Análise

Morning Call: ações tentam se recuperar após sanções contra a Rússia

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Ilustração de um mão com o celular verificando gráficos do Ibovespa mercado financeiro

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

Os índices acionários da China fecharam em alta nesta sexta-feira uma vez que as compras de investidores estrangeiros impulsionaram empresas de saúde, nova energia e consumo, um dia depois de o índice de blue-chips ter registrado a maior queda em um mês após a Rússia ter invadido a Ucrânia.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,97%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,63%.

Mercado Europeu

As ações europeias subiam depois da retomada de Wall Street no final do pregão da véspera, após o Ocidente decidir se voltar aos bancos russos em suas sanções, deixando o setor de energia do país amplamente intocado.

O FTSE em Londres amanheceu em alta de 2,12%, o DAX na Alemanha também em alta com 1,59%, a IBEX de Madri opera em alta de 1,46% e a CAC de Paris opera em +1,60%.

Mercado Norte Americano

As ações dos Estados Unidos fecharam em forte alta, com um salto de 3% do Nasdaq, numa reversão dramática após o presidente norte-americano, Joe Biden, divulgar novas sanções mais duras contra a Rússia depois que Moscou iniciou uma invasão à Ucrânia.

Futuros: Dow Jones (-0,75%), S&P 500 (-0,73%); Petróleo: Brent (-0,92%), WTI (-0,81%); Ouro (-1,38%).

Cenário no Brasil

No Brasil, a Vale (VALE3) realiza teleconferência a partir das 10h depois de informar na véspera que teve lucro líquido de 5,4 bilhões de dólares no quarto trimestre, contra 739 milhões de dólares no mesmo período de 2020, com impulso do resultado financeiro.

Ibovespa

O principal índice da bolsa brasileira recuou, mas longe das mínimas do dia, acompanhando parcialmente a melhora em Wall Street após declarações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o ataque russo à Ucrânia. O Ibovespa fechou em baixa de 0,37% nesta quinta-feira aos 111.592 pontos. O volume financeiro do pregão foi de R$40,6 bi.
O IBOV segue o movimento, iniciado em janeiro, na direção de uma possível reversão da tendência de baixa de longo prazo. No gráfico semanal, o IBOV está se mantendo acima de uma importante região de suporte, a Média Móvel Exponencial de 55 períodos (MME55), aos 111.580 pontos. Mesmo com a retração de preços da semana passada e a continuidade nesta semana, o IBOV corrigiu até a Média Móvel Exponencial de 9 períodos (MME9) aos 110.440 pontos, sendo este um fator positivo para a continuidade da retomada de alta. No gráfico diário, ontem (24), o IBOV encontrou suporte na região da Média Móvel Exponencial de 55 períodos (MME55), aos 109.980 pontos. Para uma visão mais otimista no longo prazo, o fechamento acima da MME9, aos 112.580, se faz necessário no curto prazo.

Indicadores econômicos e eventos
BRA
Dívida Bruta/PIB (Mensal) (Jan) – 9:30h 

EUA
Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Jan) – 10:30h
Vendas Pendentes de Moradias (Mensal) (Jan) – 12h
Relatório de Política Monetária do Fed – a definir 

EUR
Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE – 8:15h

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.