Siga nossas redes

Análise

Morning Call: cenário político interno no radar desta quarta-feira

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

renda variável

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As ações da China caíram na quarta-feira após recuperação recente, pressionadas pelos temores de que as políticas anunciadas por Pequim não sejam suficientes para reanimar a economia devastada pelo coronavírus.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,35% no dia, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,25%.

Enquanto isso na Europa, a inflação registrou nível recorde em abril de 7,4%, impulsionada pelo aumento dos custos de combustível e alimentos, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da UE, baixando sua estimativa preliminar de 7,5%.

Esse resultado da inflação na zona do euro é a principal razão pela qual o BCE deve aumentar as taxas de juros em julho, dando início ao que provavelmente será uma sequência de movimentos que pode elevar sua taxa de depósito de -0,5% de volta ao território positivo antes do final do ano.

As bolsas americanas encerraram a sessão em alta expressiva na terça-feira, impulsionado por Apple, Tesla e outras ações de megacapitalização depois que fortes vendas no varejo em abril aliviaram preocupações com a desaceleração do crescimento econômico.

Powell, presidente do Federal Reserve, reforçou em seu discurso que o foco do Fed é combater a inflação por meio de aumento dos juros, e que a economia dos EUA está forte o suficiente para suportar o aperto monetário, voltando a ter estabilidade de preços sem enfraquecer demais seu crescimento ou o mercado de trabalho.

Na abertura, Londres operava em queda de 0,11%; Frankfurt, +0,03%; Paris, -0,13% e Madrid, +0,49%. Já os futuros americanos: Dow Jones (-0,28%), S&P 500 (-0,45%), Nasdaq (-0,70%); Petróleo: Brent a USD 112,77 (+0,80%); WTI a USD 110,83 (+1,08%); Ouro: -0,16%; USD 1.816,00 a onça-troy.

Cenário no Brasil e Ibovespa

No Brasil, declarações nesta quarta-feira do ministro da Economia e do presidente do Banco Central entram no radar dos mercados, tanto o ministro Paulo Guedes quanto Roberto Campos Neto participam nesta manhã do Congresso “Mercado Global de Carbono: Descarbonização e Investimentos Verdes”, promovido pelo Banco do Brasil e pela Petrobras no Rio de Janeiro.

Ainda, o mercado pode repercutir a decisão do presidente Jair Bolsonaro de ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Alexandre de Moraes, alegando abuso de autoridade, de acordo com nota do presidente distribuída pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros.

O dólar fechou em queda de 2,14%, nesta terça-feira, encerrando o dia a R$ 4,94.

O Ibovespa encerrou o dia em +0,51%, a 108.789 pontos. O volume financeiro foi de R$ 29,9 bilhões.

Do ponto de vista técnico de longo prazo, com o domínio da força compradora da última semana, o Ibovespa ensaia a regressão à média exponencial de 9 períodos (MME9), ou o repique que já era aguardado há duas semanas, na região dos 110.350 pontos.

No curto prazo o IBOV tem forte resistência da região dos 111.100 até 112.000 pontos, intervalo entre as médias móveis de 55 e 200 períodos. Para uma sequência ou retomada altista, se faz necessário o rompimento dessas regiões com encerramento acima dessa faixa de valores nas próximas semanas.

Indicadores econômicos e eventos
BRA

12:00 – Fluxo Cambial Estrangeiro

EUA
09:30 – Licenças de Construção (Abr)
11:30 – Estoques de Petróleo Bruto

EUR
06:00 – IPC (Anual) (Abr)
12:00 – Discurso de McCaul, membro do BCE  

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.