Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Com menor liquidez, mercados continuam atentos ao leste europeu

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

5 fatos para hoje: novo horário da Bolsa; negociações entre Rússia e Ucrânia
Tanque das Forças Armadas da Rússia durante exercícios militares na região de Rostov 03/02/2022 REUTERS/Sergey Pivovarov

Cenário global de bolsa de valores

Os mercados iniciam mais uma semana com atenções voltadas para o conflito no leste europeu. Uma cúpula entre o presidente dos EUA, Joe Biden e o presidente da Rússia, Vladmir Putin havia sido anunciada pela Casa Branca mas a informação foi desmentida pela própria Rússia.

Apesar do feriado do dia do Presidente hoje nos EUA causar uma redução de liquidez nos mercados globais, os contratos futuros dos índices dos EUA negociados na CME tem um desempenho misto com Nasdaq: -0,05%, S&P 500:+0,02% e Dow Jones: +0,09.

Enquanto o PIB trimestral dos EUA será divulgado na quinta feira, 24/02, na sexta feira.25/02, será divulgada do PCE, principal índice usado como referência pelo Fed para tomada de decisões em relação a inflação, referente ao mês de janeiro. O índice acumulado em 12 meses vem sofrendo com altas que trouxeram a inflação de 1,3% em dezembro de 2020 para 5,8% em dezembro de 2021.

Na Europa, a maioria das bolsas opera em queda refletindo as tensões na Ucrânia e ao Índice de Preços ao produtos da Alemanha que teve alta de 2,2% em janeiro, superando a alta esperada de 1,5% pelo mercado, O resultado acumulado em 12 meses mostra um crescimento que passa de 24,2% em dezembro para 25% em janeiro, também superando expectativas de 24,2%.

As bolsas operam com Alemanha: -0,30%, Reino Unido: +0,01%, França: -0,80%, Espanha:-0,38% e o índice Euro Stoxx:-0,87%.

O comportamento dos mercados é similar na Ásia mesmo com o anúncio do Banco Central da China de que as taxas de juros para empréstimos de curto prazo foram mantidas em 3,7% para o prazo de 1 ano e 4,6% para prazos de cinco ou mais anos. O pregão terminou com Japão: -0,78%, Shanghai: -0,04%, Hang Seng:-0,65%, Índia: -0,40%, Taiwan:-0,06% e Coreia do Sul: -0,03%.

Cenário no Brasil

Durante a semana, os investidores ficam de olha na divulgação do IPCA-15 na terça feira, 22/02, referente a fevereiro com expectativas de desaceleração do índice de 0,58% em janeiro para 0,43% em fevereiro enquanto o resultado acumulado em 12 meses esperado é uma desaceleração de 10,20% para 10,04%.

Na quinta feira, 24/02, a taxa de desemprego pela Pnad Contínua será divulgada e na sexta feira, 25/02, o IGP-M em relação a fevereiro será divulgado com expectativas de alta de 1,88%.

Enquanto isso, o Senado deve votar os projetos sobre combustíveis que haviam sido adiados da semana passada. Os projetos visam criar um fundo de estabilização do preço de combustíveis enquanto o outro trata da alteração do forma de cobrança do ICMS de um percentual do valor final vendido ao consumidor para um valor fixo. Outro assunto que volta a chamar a atenção é a leitura da PEC da Reforma Tributária na Comissão de Constituição e justiça do Senado.

Ibovespa

O índice teve a primeira semana negativa dentre as 6 últimas semanas. Conforme esperado, a correção aconteceu de maneira natural a medida que o índice de aproximou da média móvel diária de 200 períodos. A zona dos 112 mil pontos serve como suporte por conta da média móvel de 21 períodos.

O fluxo externo vem se mantendo com o saldo de fevereiro em US$ 21,21 bilhões enquanto o saldo no ano fica em US$ 53,7 bilhões.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Balanços de Assaí e Movida, após o fechamento do mercado
Boletim Focus
Roberto Campos Neto profere palestra promovida pelo Canal AgroMais, por videoconferência (15h)
Balança comercial semanal
EUA
Feriado do Dia do Presidente
Diretora do Fed Michelle Bowman fala em Conferência da Associação Americana de Banqueiros (13h15)
Zona do Euro
PMI composto de fevereiro
Reino Unido
PMI composto de fevereiro
Alemanha
PMI composto de fevereiro

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.