Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Ibovespa aos 120 mil pontos: tendência de alta?

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Juntando os fatos, tinha tudo para o Ibovespa estar em tendência de queda (TUDO), diria que uma tempestade perfeita. Apesar do volume menor das últimas semanas, a bolsa brasileira segue em tendência de alta puxada pelas expectativas de normalização das atividades econômicas ainda este ano e também seguindo o movimento das principais bolsas globais (NY). O investidor toma risco se antecipando em busca de oportunidades baratas para se beneficiar da retomada da economia.

Mas, é para comprar bolsa? Não recomendo exposição excessiva, mas manter alocação em RV dentro do seu perfil de risco, com aportes graduais à medida que os problemas gerados pela pandemia vão sendo normalizando. Porém, vale destacar: quando a pandemia amenizar, a conta fiscal/privatização/reformas e tudo mais prometido para o mercado pode pesar muito na bolsa e haver correções mais acentuadas, por isso é sempre aconselhável manter caixa e moedas fortes no portfólio como forma de diversificação e redução de risco. 

O mercado acompanhará nesta quinta-feira dados sobre a atividade nos Estados Unidos, China e no Brasil, enquanto permanece de olho na cena política nacional, com CPI da Covid. Os EUA divulgam dados de vendas no varejo e pedidos de auxílio-desemprego nesta manhã, com os investidores cada vez mais convencidos de que os juros no país permanecerão baixos. Yield do T-note de 10 anos cai a 1,61400% O IBGE, por sua vez, informa os números sobre o volume de serviços no Brasil em fevereiro, enquanto o governo ainda busca uma solução para o imbróglio do Orçamento deste ano. 

NY/Pré-mercado: o S&P 500 avança 0,45%, segue em forte tendência de alta, sem sinais de correção no curto prazo e mais confortável com a acomodação do juros americano. 

Europa: as bolsas europeias acompanham os futuros em Wall Street e operam em alta, ainda que permaneçam preocupações com o ritmo da recuperação econômica na região, com dificuldades na vacinação. O índice Stoxx 600 Europe opera em alta de 0,32%, aos 438 pontos, beirando a máxima histórica. 

Câmbio: o dólar fechou em queda (-0,83% aos R$ 5,67) contra o real na quarta-feira, ao fim de um dia amplamente favorável a ativos de risco no exterior e com o mercado de olho em ingressos de recursos oriundos da venda de debêntures da Vale.

IBOV: o Ibovespa recuperou o patamar dos 120 mil pontos nesta quarta-feira, que havia sido perdido há cerca de dois meses, em movimento apoiado no forte desempenho de ações blue chips, particularmente Vale, a despeito de incertezas no cenário político. Vai consolidando uma tendência de alta no curto prazo, após operar acima do nível dos 120 mil pontos e deixando para trás uma zona de congestão em torno dos 115 mil pontos. No longo prazo, ao ficar acima da média móvel de 200 períodos (linha azul), mantém a sua tendência de alta.

Indicadores e eventos:
Brasil:
FGV: IGP-10 de abril (8h)
IBGE: volume de serviços em fevereiro (9h)
Governo apresenta projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022
Plenário do STF julga recursos contra decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações de Lula
Roberto Campos Neto participa do evento virtual ‘Fintouch – Desafios das Fintechs 21/22’, organizado pela ABFintechs (9h45)
EUA
Balanços de BlackRock, PepsiCo, Bank of America, Citigroup, e Alcoa
Dpto Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 10/04 (9h30)
Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de abril (9h30)
Dpto. do Comércio: vendas no varejo em março (9h30)
Fed: produção industrial de março (10h15)
Ásia
China: PIB do 1TRI e produção industrial e vendas no varejo em março (23h)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.