Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Mercado respira após resultado de empresas

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Hugo Carone Especialista de Research da Nuinvest

Cenário Global e de Bolsa de Valores

O mês vai caminhando para o seu fim e as bolsas da Ásia conseguem um dia de alta, evitando por hora um fechamento mensal pesado. Na China o controle sobre o último surto do Coronavirus parece começar a surtir efeito e isso animou os mercados por lá. Também nesta quinta feira o primeiro ministro Chinês comentou em estabilizar o nível de emprego e retomar as cadeias de abastecimento. Pensando no segundo ponto, basta reabrir os portos para que tudo possa voltar ao normal. Com isso o SSEC em Xangai subiu +0,58% e o CSI300 +0,66%, em Tóquio o Nikkei teve alta de +1,75% e o Hang Seng em Hong Kong se valorizou +1,65%.

A quinta feira começa positiva pela Europa impulsionada por alguns resultados positivos como os da Volvo e TotalEnergies. Nesse momento as bolsas operam em alta, mas lembrando que já não estão no melhor patamar do dia, então seria interessante aguardar para ver se o otimismo sustenta até o fim do pregão. Até agora a pouco o FTSE em Londres operava em alta de +0,80%, DAX em Frankfurt, +1,10% e o CAC em Paris +1,20%. Vale lembrar que algumas empresas que saíram de operações ligadas a Rússia já informaram que tal medida trouxe uma perda financeira, agora temos que aguardar a divulgação de seus resultados.

O mercado norte americano deve abrir animado com o resultado da Meta, atual nome do facebook, que divulgou resultado ontem após o fechamento dos mercados e operava no after com alta de +18%. Assim como na Europa temos que acompanhar se o otimismo tem força para ser sustentado até o fim do dia ou não. Lembrando que o alivio por parte das commodities ainda não ocorre, já que o petróleo do tipo Brent opera acima dos $100 dólares e o minério de ferro que apesar das baixas nas últimas semanas, opera pelo terceiro dia seguido em leve alta.

Cenário no Brasil e Ibovespa

O dia começa agitado por aqui após o fraco resultado divulgado pela VALE, mas o mercado deve começar com as ações em alta, por conta do anúncio de recompra de até 10% das ações da empresa. Porém precisamos destacar que a medida teria 18 meses para ser completa e com isso a alta de hoje pode não sustentar por muito tempo. O IGPM mensal divulgado nesta manhã veio melhor que o esperado pelo mercado, alta de 1,41% ante a expectativa de 1,70%, isso pode trazer alívio para os contratos futuros do DI. Também teremos às 9 horas dados do CAGED e reunião do Conselho Monetário Nacional.

Agora falando do comportamento do IBOV, temos espaço para uma alta de aproximadamente 3% antes de chegar a uma barreira importantíssima. Se não tiver força para sustentar acima, temos risco de retornar a busca pela região inferior do alargamento que tem sido acompanhado no intraday do índice futuro. Sendo assim, vamos ver a força do mercado neste pregão e retornamos amanhã com novas perspectivas para os próximos movimentos.

Indicadores econômicos e eventos

07:00 – BRA – IGP-M
09:00 – BRA – Reunião do CNM
09:00 – BRA – CAGED
09:30 – EUA – PIB
09:30 – EUA – Pedidos inicias por seguro desemprego
10:00 – EUR – Discurso McCaul, membro do BCE
11:00 – EUR – Discurso Elderson, membro do BCE
22:45 – CHI – PMI Industrial Caixin



Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.