Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados cumprem tabela, com baixa liquidez no final de ano

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

A imagem mostra uma mão apontando uma caneta em frente a um monitor, que exibe um gráfico de crescimentos e quedas como exemplo das small caps.

Cenário global e bolsa de valores

As bolsas asiáticas fecharam esta quarta-feira majoritariamente em queda, em meio a renovadas incertezas sobre a recuperação econômica. O aumento de contaminações pela ômicron na China prevalece sobre as medidas anunciadas para apoiar a economia e o Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,83%, enquanto Xangai fechou em queda de 0,91% e o Shenzhen, de 0,81%. Na Coreia do Sul, o Kospi perdeu 0,89% e, no Japão, o Nikkei desvalorizou 0,56%.

As bolsas europeias operam sem direção única nesta quarta-feira, após dois pregões de ganhos e são apoiadas principalmente por setores financeiro e varejo, além de ações mais defensivas como as ligadas aos segmentos de saúde e indústria que avançam de forma mais tímida. A ômicron segue monitorada em sessão esvaziada pelo fim de ano e a bolsa de Londres volta do feriado avançando 1,01% com petróleo (Brent em alta) e a decisão governamental sobre não restringir a mobilidade no período. Há pouco, Frankfurt caía 0,27%; Paris subia 0,07%; Madri -0.30%. O Stoxx, aos 489.36, avança 1.31%.

Cenário no Brasil

Com a liquidez reduzida, os mercados domésticos apenas cumprem tabela à espera do feriado do Ano Novo, com oscilações pequenas. Mas a agenda do dia é movimentada, com o IGP-M de dezembro (8h), os resultados fiscais do Governo Central e dados semanais do fluxo cambial (14h30), além do leilão da Cedae para concessão da prestação dos serviços de água e esgoto do Bloco 3, no Rio. Também hoje (10h30), está prevista uma assembleia conjunta de diversas categorias de servidores públicos, que podem decidir os passos da mobilização por aumento salarial.

Ibovespa

O Ibovespa fechou em estabilidade ontem, com leve baixa de 0,7% puxada pelas ações das empresas de siderurgia e mineração, que sofreram com o anúncio do governo chinês de redução dos preços do minério de ferro. O IBOV segue em uma tendência de baixa no longo prazo ao cruzar abaixo da média móvel de 200 períodos e formar topos e fundos descendentes. Qualquer movimento positivo neste momento será considerado um repique de alta, dentro da tendência principal de baixa, portanto é necessário mais tempo e mais confirmações para reverter esta tendência. Porém, ao se manter acima do nível dos 100 mil pontos, é um sinal positivo para que seja formado um fundo neste preço e iniciar uma consolidação acima deste.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.