Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados reagem a ata do Fed que indica mudança de postura

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

O chair do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, durante entrevista coletiva em Washington, EUA, em 3 de março, 2020. REUTERS/Kevin Lamarque

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As bolsas globais refletem a postura mais incisiva do Fed após a divulgação da ata da reunião realizada em 14 e 15 de dezembro de 2021. A ata mostra que o Banco Central dos EUA está disposto a reduzir estímulos de forma mais acelerada e que o processo de elevação na taxa de juros pode acontecer mais cedo ou em ritmo mais rápido do que previsto anteriormente.

As bolsas reagiram negativamente com S&P encerrando o dia com -1,94%, Dow Jones: -1,07% e Nasdaq: -1,07% enquanto o restante das bolsas de valores seguiram a mesma direção. Os mercados asiáticos repercutem no pregão de hoje essas informações com a bolsa do Japão com -2,88%, Shanghai: -0,25%, Hang Seng: +0,72% , Índia: -1% e Coréia do Sul: -1,13%.

A situação é parecida nas bolsas da Europa com os índices da Alemanha com -0,93%, Reino Unido: -0,44%, França: -1,11%, Espanha: -0,45% e Euro Stoxx: -1,21%.

Os pré mercados dos EUA trabalham perto da estabilidade com Nasdaq: -0,19%, S&P: +0,10% e Dow Jones: +0,26% enquanto as commodities operam mistas com Milho: -0,10%, Ouro: -1,44%, Petróleo Brent: +1,40%, Petróleo WTI: +1,58% e Bitcoin: -8,33%.

Cenário no Brasil

O mercado brasileiro sofreu com o impacto da ata do Fed pressionando a curva de juros pra cima em todos os vencimentos. O contrato de juros para janeiro de 2023 alcançou 12,04% e reforça a visão de que o Copom deve manter seu ritmo de alta da Selic em 1,5 ponto percentual na próxima reunião. O dólar encerrou o dia em alta de 0,39% e o Índice Bovespa registrou queda de 2,42%.

Além disso, os destaques para o país são os crescentes casos de Covid registrados estão superando as contaminações pela influenza. E auditores da Receita Federal realizam greve em Roraima e alguns chegaram a entregar seus cargos resultando em um atraso na liberação de caminhões na fronteira do Brasil com a Venezuela. Isso se deve à proposta do Orçamento da União de 2022, onde a Receita teve uma redução de 51% em seu orçamento enquanto um acordo para reajuste salarial apenas para polícia federal em um valor próximo de R$ 1,9 bilhão.

Ibovespa

O índice teve mais um dia negativo que o levou para próximo da zona de resistência psicológica dos 100 mil pontos.

O mercado pode ter uma reação positiva no pregão de hoje, o que é natural após dias de quedas significativas mas o tom geral ainda permanece de baixa enquanto o índice é negociado abaixo das médias diárias de 21 e 200 pontos.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
IPC-Fipe
IGP-DI de dezembro 
Produção Industrial de novembro
Fenabrave: Vendas de veículos novos em dezembro
EUA
PMI global de serviços de dezembro
Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, participa em evento da CFA de St. Louis (15h)
Balança comercial de novembro
Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 01/01
Zona do euro
PPI de novembro
Alemanha
CPI preliminar de dezembro