Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Ibovespa deve movimentar bem após resultado da Petro e Vale

Parece que o único mercado que vai encerrar o mês no negativo, seria o da China.

Fechamento mensal fraco na China, enquanto a Europa caminha em direção oposta

O mês encerrou em queda para o CSI300 e o Hang Seng, que tiveram uma variação de -7,02% e -7,79%. Boa parte dessa variação negativa veio justamente no último pregão do mês, já que o CSI caiu -1,32% e o HSI -2,26%. Para o dia o setor de tecnologia foi um dos mais impactados e os investidores seguem precificando o aumento dos juros sobre o setor. Considerando o fechamento mensal, o Nikkei em Tóquio conseguiu acumular ganhos de +5,34%.

A sexta-feira (29) começa animada na Europa, com os mercados em alta. O CAC em Paris opera em alta de +1,40%, o DAX em Frankfurt sobe +1,15% e com isso o fechamento mensal caminha para o melhor resultados em alguns meses. A divulgação agora pela manhã de uma inflação acima do esperado, foi ofuscada pelo PIB que também veio acima da projeção dos analistas. Isso diminui a visão negativa que o mercado vinha tendo, que seria o receio de uma inflação elevada e uma fraca economia.

Por enquanto o futuro do SP500 sinaliza uma abertura em alta de +0,61%. Se de fato essa variação for sustentada até o fechamento do pregão, teremos a melhor alta mensal em 21 meses. Até o fechamento de ontem o índice acumulava uma alta de +7,58% no mês de julho, e a última vez que tivemos uma alta superior a esta foi em novembro de 2020. O mesmo comportamento pode ser notado no principal índice de tecnologia, a NASDAQ, que acumula neste mês uma valorização de +10,28%.

O mercado deve encerrar o mês de Julho refletindo o resultado da Petro e da Vale

Hoje o Ibovespa deve refletir bem o comportamento das ações da Vale e Petro, pois os dois ativos são os principais pesos da composição do índice. Ontem após o fechamento do mercado ambas as empresas divulgaram seus resultados. Caso as duas empresas tenham um dia positivo, temos que ficar atentos, pois até o momento o minério de ferro realiza -2,75% e o petróleo do tipo Brent -3,37%, e o um descolamento pode ocorrer no curto prazo, mas ele não deve se sustentar no médio prazo.

Chegamos a região dos 102 mil pontos como vinha sendo indicado nos últimos dias. Se a alta persistir no curto prazo a grande barreira para o mercado estaria na faixa dos 104,770. Porém se o mercado corrigir antes de seguir em busca dessa faixa indicada, ai podemos abrir espaço para outra movimentação ainda mais alta que a indicada. Lembrando que no médio prazo a faixa dos 90 mil pontos ainda não pode ser descartada para ser buscada nos próximos meses.

gráfico do Ibovespa hoje 29-07-22 o viés ainda é negativo para o médio prazo.
Fonte: tradingview

Bitcoin

Mesmo tendo encerrado alguns dias acima dos USD$20.000 a criptomoeda deveria ter mostrado mais força compradora. Qual seria o receio neste momento? A configuração atual dos preços com base no gráfico semanal, seria de uma bandeira. Essa formação é uma pausa dos preços para que em seguida continue o movimento anterior, que no caso seria de queda. Com base nos volumes financeiros de compra do Bitcoin no passado, a região que o mercado teria interesse novamente, estaria apenas em USD$14.000 e USD$10.000, fora o preço atual que já estamos por algumas semanas.

gráfico do Bitcoin hoje 29-07-22 o viés ainda é negativo para o médio prazo.
Fonte: tradingview

PETR3

Ontem durante o pregão foi divulgado um dividendo recorde para as ações da petrobras e após o fechamento do mercado ela soltou seu resultado. Considerando a visão técnica em relação ao ativo, a tendência ainda é de alta no longo, médio e curto prazo. Sendo que o alvo para o curto prazo estaria na região da linha superior em vermelho, chegando nessa faixa seria interessante rever o posicionamento. Se o ativo tiver força para essa alta e o petróleo não estiver se valorizando, temos que tomar muito cuidado pois os preços devem convergir no médio prazo.

gráfico do Petrobras (PETR3) hoje 29-07-22 o viés ainda é positivo para o médio prazo.
Fonte: tradingview
06:00EURIPC
06:00EURPIB
09:00BRATaxa de Desemprego
09:30EUAPCE
09:30BRADívida Líquida / PIB

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.