Siga nossas redes

Análise

Morning Call: pedidos de seguro-desemprego nos EUA podem influenciar bolsas hoje

Um dia após a divulgação da ata do Fed, que afirmou que se baseará em dados econômicos para tomada de decisão de juros nos EUA, mercado aguardaram 265 mil novos pedidos por seguro desemprego referentes a semana passada.

Ásia termina o pregão em quedas pelo clima de ontem nas bolsas globais

Como de costume, os mercados na Ásia refletem hoje o ânimo das bolsas globais de ontem que sofreram quedas enquanto aguardavam a divulgação da ata do Comitê de Mercado Aberto do Fed, o Fomc. No fechamento do pregão, o índice japonês Nikkei teve queda de 0,96%, Hang Seng com -0,80%, Shanghai com -0,46%, o índice de Taiwan com -0,44% e o sul coreano Kospi com -0,33%.

Os mercados europeus se recuperam hoje após a divulgação de ontem da inflação do Reino Unido que registrou alta acumulada em 12 meses de 10,1% em julho. Hoje foi a vez da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor da zona do Euro influenciar o desempenho dos mercados e os dados mostram uma alta de 0,1% no mês, em linha com o esperado pelo mercado. A alta acumulada em 12 meses passa de 8,6% em junho para 8,9% em julho, também em linha com expectativas mas em um novo recorde para a zona do Euro.

O melhor dado do conjunto foi o núcleo da inflação, que desconsidera alimentos e energia, com queda de 0,2% no mês enquanto a alta em 12 meses foi de 4%, ambos em linha com as projeções de mercado. Nesta manhã, o índice DAX operava com alta de 0,70%, o britânico FTSE com -0,06%, o francês CAC com +0,44% e o Euro Stoxx com +0,36%.

Pré mercados nos EUA ensaiam recuperação

Após os principais índices dos EUA fecharem em quedas de pelo menos 0,50% ontem, hoje os pré mercados indicam um tom positivo para o dia já que muitos analistas consideram que a ata do Fomc mostrou que o Fed deve basear suas decisões de política monetária em dados econômicos que indiquem aceleração ou desaceleração da economia do país. Como a ata foi escrita em 27 de julho, as informações sobre as vagas de trabalho criadas nos EUA em julho no relatório Payroll não haviam sido divulgados ainda.

O Payroll divulgado em 5 de agosto registrou criação de 528 mil novos postos de trabalho, resultado que superou com folga as expectativas de criação de 250 mil pelo mercado e indicou que o mercado de trabalho segue a todo vapor nos EUA mesmo com as altas de juros até o momento.

Os pré mercados operavam com leves altas no começo da manhã com Nasdaq: +0,03%, S&P com +0,08% e Dow Jones com +0,09%. E os mercados devem repercutir a divulgação dos pedidos por seguro desemprego nos EUA que, de acordo com expectativas, devem somar 265 mil na semana passada praticamente inalterado em relação aos 262 mil da semana anterior. Um número muito acima das expectativas pode prejudicar as bolsas enquanto resultados em linha ou até abaixo das expectativas podem impulsionar o desempenho dos mercados.

O estrangeiro continua a aportar em nossa bolsa com R$ 10,9 bilhões em agosto

O capital estrangeiro que entra na bolsa continua a animar o mercado e soma R$ 10,986 bilhões de saldo em agosto até o dia 15, o melhor resultado após a invasão da Ucrânia. Isso mostra que o investidor estrangeiro voltou a ter menos aversão ao risco e pode ter percebido que a situação inflacionário no Brasil começa a melhor e que a alta de juros pelo Fed não seja suficiente para que os EUA entrem em uma recessão profunda.

Fonte: elaboração própria e dados da B3

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.