Siga nossas redes

Análise

Morning Call: sexta feira de payroll

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Hugo Carone Especialista de Research da Nuinvest

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Segue o pessimismo nas bolsas Asiáticas como mencionado no call de quinta feira. As tensões com a politica de COVID zero na China preocupam por conta da cadeia de produção. Problema este que no primeiro lockdown desencadeou em um aumento da inflação pro falta de produto. Sem contar que o petróleo segue operando em níveis elevados. Com o receio da desaceleração da economia Chinesa, quem veio no embalo realizar foi o minério de ferro que caia quase -5%. Com isso o Hang Seng em Hong Kong fechou em queda de -3,81%, SSEC em Xangai – 2,16% e o Nikkei em Tóquio conseguiu uma leve alta de +0,69%.

Na Europa o dia não começa diferente, as bolsas caminham para um fechamento semanal em queda e um dos piores em dois meses. Algumas empresas divulgaram balanços mais fracos que o esperado e outras sinalizam vendas abaixo do esperado para o próximo resultado por conta da paralização na China, que mais uma vez gera falta de produtos na cadeia de produção mundial. Por enquanto as quedas não eram muito expressivas mas os índices operavam na mínima da semana, DAX em Frankfurt em queda de -1,39%, CAC em Paris -1,56% e o FTSE em Londres com baixa de -1,00%.

O mercado futuro dos Estados Unidos começa o dia nervoso e seguindo em linha a maioria das bolsa ao redor do mundo. O SP500 futuro opera neste momento em queda de -0,71% menor nível ao longo dessa madrugada e não esquecendo que o VIX também segue em um nível elevado, com alta nesse momento de +6,16%. Por enquanto a queda indicada pelo futuro do SP, nos levaria apenas ao teste da mínima praticada no pregão de ontem, a perda desta faixa poderia levar o índice a mínima da semana. Lembrando que hoje é dia de Payroll e isso poderia trazer ainda mais volatilidade aos mercados.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Agora pela manhã tivemos os dados do IGP-DI mensal (abril) sendo divulgado e o seu resultado foi melhor do que o esperado, vindo com uma alta de 0,41% enquanto que o mercado projetava uma alta de 0,88%. Vamos ver se esse sinal positivo seria o suficiente para amenizar o comportamento dos juros futuros no dia de hoje. Tivemos várias empresas divulgando resultado de ontem pra hoje, com isso podemos ter comportamentos bem diferentes do padrão diário para algumas dessas ações. Lembrando que por aqui as duas principais empresas do índice tem impacto direto no preço de suas commodities, sendo assim até o momento o petróleo do tipo Brent opera em alta de +1,60% e o minério de ferro realizava quase -5,00%.

Não buscamos a resistência seguinte como foi indicado no call de ontem e paramos na primeira barreira. O dia encerra novamente na faixa inferior do alargamento que sim serve como suporte, mas o mercado ainda teria para uma realização maior se o pessimismo permanecer, esses pontos seriam 103.540 e 101 mil pontos. Lembrando que temos um indicador macro, para sinalização da força do mercado, e estamos em uma região onde a força compradora deveria entrar, nem que fosse apenas para o curto prazo, se isso não ocorrer a visão de médio e longo prazo podem começar a complicar mais.

Indicadores econômicos e eventos

08:00 – BRA – IGP-DI mensal (abril)
09:30 – EUA – PAYROLL
10:15 – EUA – Discurso Williams – membro do FOMC
16:20 – EUA – Discurso Bostic – membro do FOMC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.