Siga nossas redes

Análise

Morning Call: troca de comando da Petrobras; e prévia da inflação no Brasil

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro
Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil. 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As ações da China e de Hong Kong caíram nesta terça-feira, já que medidas mais rigorosas contra a Covid-19 em Pequim reacenderam as preocupações com a desaceleração do crescimento, apesar das promessas de mais apoio econômico.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 2,34%, maior perda desde 6 de maio, enquanto o índice de Xangai teve queda de 2,41%, maior queda desde 25 de abril e o índice de Hong Kong, Hang Seng recuou 1,75%.

Enquanto isso na Europa, as ações caíam nesta terça-feira, acompanhando perdas nas bolsas globais após dados de expansão de negócios para maio renovarem preocupações dos investidores sobre a desaceleração do crescimento econômico e o aperto da política monetária.

O crescimento empresarial na zona do euro desacelerou neste mês e a escassez de matérias-primas impediu a expansão na indústria, de acordo com dados preliminares do Índice de Gerentes de Compras (PMI). Isso aumentou as preocupações com o crescimento global, já que dados anteriores mostraram que a manufatura japonesa expandiu no ritmo mais lento em três meses.

Nos Estados Unidos, os futuros acionários caíam nesta terça-feira com uma previsão fraca da Snap pressionando ações de empresas de mídia social, um dia depois de Wall Street registrar um rali de alívio.

As ações do Snapchat despencavam 29,3% nas negociações de pré-abertura depois que a empresa cortou sua previsão de lucros do segundo trimestre e disse que a economia piorou mais rápido do que o esperado no último mês. Alphabet, Twitter, Meta e Pinterest caíam entre 3,7% e 12,4%.

Na abertura, Londres operava em baixa de 0,22%; Frankfurt, -0,84%; Paris, -0,89% e Madrid, -0,25%. Já os futuros americanos: Dow Jones (-0,70%), S&P 500 (-1,13%), Nasdaq (-1,74%); Petróleo: Brent a USD 111,09 (+0,28%); WTI a USD 110,67 (+0,21%); Ouro: +0,48%; USD 1.856,60 a onça-troy.

Cenário no Brasil e Ibovespa

No Brasil, o governo federal decidiu nesta segunda-feira trocar novamente o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, após apenas 40 dias, e indicou Caio Paes de Andrade para o cargo, informou nota divulgada pelo Ministério das Minas e Energia. Andrade é o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia, e já havia sido visto como um candidato para liderar a companhia.

Ainda no dia de hoje, às 9h00 de Brasília, será divulgado o IPCA-15, índice de preços que é considerado uma prévia da inflação.

O dólar spot teve baixa de 1,31% nesta segunda-feira, encerrando o dia a R$ 4,80, menor fechamento desde 22 de abril.

O principal índice da bolsa brasileira encerrou mais um dia em alta nesta segunda-feira e no maior patamar em quase um mês, diante de ganhos em Nova York e impulso de ações de commodities locais. Petrobras, Vale e bancos foram as principais influências positivas do dia.

O Ibovespa subiu 1,71%, a 110.345 pontos, terceira alta seguida e maior fechamento desde 25 de abril. O volume financeiro foi de R$ 26 bilhões.

Do ponto de vista técnico de longo prazo, com o domínio da força compradora de mais uma semana consecutiva, o Ibovespa finalmente fez a regressão à média exponencial de 9 períodos (MME9), ou o repique que já era aguardado há três semanas, na região dos 110.390 pontos. A partir deste ponto, para a continuidade da sequência altista, se faz necessário o fechamento acima da região dos 112.000 pontos, média móvel de 55 períodos (MME55), uma resistência significativa para o nosso principal índice.

No curto prazo o IBOV tem forte resistência da região dos 110.600 até 111.850 pontos, intervalo entre as médias móveis de 55 e 200 períodos. Para uma sequência ou retomada altista, se faz necessário o rompimento dessas regiões com encerramento acima dessa faixa de valores nas próximas semanas.

Indicadores econômicos e eventos
BRA

09:00 – IPCA-15 (Mensal) (Mai)
09:00 – IPCA-15 (Anual) (Mai)

EUA
11:00 – Venda de Casas Novas (Abr)
11:30 – Discurso de Powell, Presidente do Fed  

EUR
15:00 – Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE  

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.