Siga nossas redes

Cafeína

Carteira inteligente: tudo — ou quase tudo —sobre robôs de investimento

Será que a inteligência artificial vai dominar os investimentos? Dony e Samy mostram o universo dos robôs investidores

Publicado

em

Saber montar uma carteira diversificada pode ser fácil para uns, e mais complicado para outros. Paciência e tempo para pesquisar quais as melhores aplicações financeiras é um dos degraus a subir. Porém, tem quem não tenha uma coisa e nem outra. Ou então, o assunto pode não ser algo tão interessante para o investidor, o que acaba sendo uma barreira na hora de buscar mais informações.

Como alternativa, o investidor pode ter um consultor de operações financeiras, ou então, optar por um robô de investimentos. O primeiro está na maioria das vezes ligado a uma corretora. Já o segundo, por uma gestora ou banco. O objetivo é ajudar na decisão em onde apostar as suas moedas.

O assunto pode parecer estranho, já que ainda é um mercado novo no Brasil. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, já tem vida própria há pelo menos uma década. Segundo a consultoria Trend Force, a estimativa é que o mercado global de robôs consultores cresça em média 75% ao ano. E se engana quem acha que somente os investidores menos experientes recorram a ajuda de um robô. Os mais experientes também, já que a combinação de fórmulas e sistemas de cálculos nos algoritmos são mais exatos do que a subjetividade humana.

Mas resta a dúvida: será que os robôs são mais assertivos do que humanos na hora de escolher um investimento? Será que eles sabem mesmo adequar a carteira de acordo com o perfil, seja ele conservador, moderado ou arriscado?

No Cafeína de hoje, Dony De Nuccio e Samy Dana mostram como é possível montar uma carteira de investimentos baseada em inteligência artificial.

Leia mais:

‘Ainda é possível ganhar dinheiro sem correr risco’, diz fundador da Vérios

Easynvest anuncia a compra da gestora Vérios

Ganhe dinheiro com as variações cambiais enquanto seu patrimônio fica protegido. Invista em Dólar!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!