Siga nossas redes

Cafeína

CDB e RDB: o que são, como funcionam e quais as vantagens?

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram as particularidades de cada ativo.

Com a Selic em 13,75%, os ativos em renda fixa apresentam melhores rendimentos aos investidores. Entre os ativos disponíveis na categoria estão o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário).

Estes são investimentos que pagam em uma data futura a remuneração contratada no momento do investimento.

Os CDBs e os RDBs são produtos financeiros similares, podendo ser pré-fixados, pós ou pagar IPCA+. Ambos têm data de vencimento que variam de um dia a 24 meses além de serem cobertos pelo FGC – o Fundo Garantidor de Crédito. Estes são títulos emitidos por bancos, logo, o investidor empresta dinheiro pro banco e recebe em troca o pagamento de juros desse empréstimo.

A grande diferença entre eles é a liquidez. Enquanto os CDBs têm liquidez diária (ou seja, os valores investidos nele podem ser resgatados a qualquer momento e até revendidos para outros investidores, o RDB só pode ser resgatado no vencimento do investimento. Ou seja: os recursos devem ficar aplicados por um prazo mínimo.

No Cafeína desta quinta-feira, 11, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram as particularidades e similaridades de cada ativo.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.