Siga nossas redes

Cafeína

Já ouviu falar em ‘Bolão da taxa de juros’? Conheça a Opção de Copom

Samy e Dony desvendam a novidade de investimento da Bolsa

O que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) vai decidir na próxima reunião? Os juros vão subir? Vão cair? Vão ficar no mesmo lugar? Lançada recentemente, a opção de Copom, nova modalidade de investimento da B3, permite que você ganhe – ou perca – ao prever como será o comportamento futuro da taxa Selic.

O Copom costuma realizar oito reuniões por ano, uma a cada 45 dias. São, portanto, oito chances de apostar na nova taxa de juros, que é definida com base no comportamento da inflação e, em menor medida, como estimular o crescimento da economia através de crédito mais barato.

O contrato de opção de Copom permite investir na trajetória dos juros, apostando em determinado cenário. Por exemplo, caso o investidor acredite que a taxa vai subir 0,25 ponto percentual na próxima reunião, é possível comprar ou vender contratos com essa possibilidade – e também se os juros vão subir ou cair 0,5, 0,75, e assim por diante.

Por funcionar no sistema “cash or nothing”, ou seja, tudo ou nada, o investimento ganhou o apelido no mercado de “loteria da B3” ou “Bolão da Bolsa”. É possível ganhar – ou perder – bastante com essa alternativa. Mas quem é investidor, precisa conhecer! E no programa Cafeína, do canal InvestNews, Dony De Nuccio e Samy Dana explicam e analisam essa nova modalidade de investimento. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.