Há algumas semanas, falei da entrada das marcas no segmento de locação de longa duração, também conhecido como “carro por assinatura”. Hoje, trago novidades sobre outro tipo de serviço, voltado para a conectividade.
Nas últimas semanas, três fabricantes lançaram pacotes de assistência ao condutor.
A Hyundai trouxe para o Brasil o Bluelink, um pacote de serviços que promete reduzir a apólice do seguro em até 15%.
Já Fiat e Jeep, ambas do grupo Stellantis, trouxeram o Connect Me e Adventure Intelligence, nomes diferentes para o mesmo produto. Elas também afirmam que o preço do seguro pode cair, mas não estimaram uma porcentagem de redução.
Em comum, os três oferecem funcionalidades semelhantes, voltadas para a segurança e o conforto dos ocupantes. Eu listei abaixo alguns dos recursos mais legais. Mais adiante, detalho quando custa cada um dos pacotes.
Segurança
Talvez esse seja o “braço” mais importante dos novos serviços de mobilidade.
Nos três casos, existe um monitoramento da localização do veículo em todo o território nacional. Assim, se há uma tentativa de furto, o proprietário recebe um alerta no celular e uma central remota inicia o rastreamento do carro.
Se o ladrão tiver sucesso na operação – e isso também vale para roubos – o cliente aciona uma central, que notifica a polícia e pode enviar a localização em tempo real do veículo.
No caso da Hyundai, ainda é possível bloquear uma nova partida se o motor for desligado.
Se a situação for de acidente, e não de roubo ou furto, o papel da central remota muda um pouco. Ao perceber que há uma colisão, e isso acontece quando os airbags são acionados, por exemplo, o próprio carro realiza uma chamada de emergência para a central. Se não há resposta dos ocupantes, o resgate é acionado.
Conforto
Essa função deve ser usada com frequência nas cidades mais quentes do país. Por meio de um aplicativo, o motorista pode dar a partida no motor e ligar o ar-condicionado de forma remota.
Usando o mesmo aplicativo, o dono do carro ainda tem acesso a comodidades como travar ou destravar as portas e abrir ou fechar os vidros.
Outros alertas
Preocupado com o nível de combustível? Com o assistente da Fiat e da Jeep, é possível saber como está o tanque sem precisar ir até o veículo. Além disso, a conexão com o veículo pode ser feita usando relógios inteligentes e também a assistente Alexa, da Amazon.
Os três serviços ainda permitem que o proprietário defina ajustes como a velocidade máxima que o veículo pode alcançar e um perímetro de circulação. Se algum dos parâmetros for violado, o motorista recebe uma notificação no celular.
Como funciona e quanto custa?
Esse leque de serviços só é possível porque os veículos possuem conexão com a internet, por meio de um chip de dados integrado. No caso da Hyundai, a parceira é a Vivo. Já nos veículos Fiat e Jeep, quem fornece a conexão é a Tim.
Fiat e Jeep ainda utilizam os chips para fornecer Wi-Fi a bordo para os ocupantes.
Porém, infelizmente, tudo tem um preço. O cliente até poderá ter acesso a essas funções de forma gratuita por um período – 1 ano para Jeep Renegade e Compass e Fiat Toro e 6 meses para o Hyundai HB20.
No caso da Hyundai, a assinatura mensal do Bluelink será de R$ 29,90.
O Bluelink está disponível a partir da versão Evolution Bluelink do HB20, que custa R$ 67.690.
Fiat e Jeep não divulgaram os valores da assinatura para Connect Me e Adventure Intelligence. No caso do Jeep Renegade, para ter acesso ao conteúdo, além da mensalidade, o cliente precisa pagar um valor extra quando comprar o carro.
Os preços variam de R$ 1.500 a R$ 2.500, de acordo com a versão.
O que já existe no Brasil
Essas iniciativas não são inéditas aqui no Brasil, mas reforçam o grupo das marcas que já oferecem algo do tipo por aqui.
A sueca Volvo foi a pioneira. Desde 2012, oferece o On Call no Brasil. Três anos depois, em 2015, a Chevrolet lançou o serviço semelhante OnStar no país, popularizando a tecnologia – hoje presente em praticamente toda a linha.
No ano seguinte, 2016, foi a vez de a BMW introduzir um serviço de concierge em seus veículos. Nesse caso, o foco são tarefas como reserva de hotéis e restaurantes.