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Chevrolet abre nova fase com 4 carros elétricos no Brasil

Plano é a primeira fase da ousada meta de acabar com veículos a combustão até 2035.

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A indústria automotiva está entrando em uma nova fase no Brasil. Ainda que lentamente, as principais montadoras já voltam suas atenções para os veículos eletrificados. A cartada mais recente veio da Chevrolet, que ampliará sua linha de carros elétricos no país. 

Serão nada menos do que quatro novidades nos próximos anos. A primeira delas será o Bolt EUV. O utilitário esportivo baseado na nova geração do Bolt estreia por aqui em 2023, pouco depois de ser lançado na Colômbia, onde chega já no segundo semestre deste ano.

Equipado com uma bateria de 65 kWh, o Bolt EUV entrega 200 cv e 36,7 kgfm de torque máximo. A autonomia é de até 402 km, sendo que o veículo suporta carregamento rápido DC. Nesta condição, o carro ganha 161 km de autonomia em apenas 30 minutos.

Quem também está confirmado para cá é o novo Bolt. O modelo deveria ter sido lançado em 2021, mas problemas na produção do carro motivaram recalls e a convocação de todos os veículos Bolt (das duas gerações) fabricados até hoje. Por isso, a importação do hatch elétrico foi adiada, mas deve acontecer nos próximos meses. Em tempo: a motorização é a mesma do Bolt EUV, embora a autonomia seja maior: são 416 km.

Mais elétricos vêm aí

Chevrolet Equinox EV/Divulgação

O SUV do Bolt, porém, não será a única novidade da Chevrolet. “Planejamos ofertar outros modelos globais da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, que ainda estão em fase de desenvolvimento nos EUA”, afirmou Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

De fato, a fabricante está empenhada em ampliar sua gama de veículos elétricos, uma vez que os modelos citados pelo executivo sequer foram lançados nos Estados Unidos. Por isso, a dupla de SUVs desembarca no Brasil só a partir de 2023 – ou até depois de 2024.

Até lá, a expectativa é que a Chevrolet tenha confirmado a chegada de novos veículos. Em nota, a empresa disse que “há ainda outros modelos em fase de estudo de mercado para serem lançados nos próximos anos”.

Chevrolet Blazer EV/Divulgação

A estratégia faz parte da ousada meta de vender apenas carros elétricos a partir de 2035, inclusive no Brasil. O anúncio faz parte de um plano maior que tem como objetivo tornar a GM uma empresa neutra em emissões de carbono até 2040.  

Ainda é cedo para pensar no futuro dos veículos ‘de entrada’ da Chevrolet, como Onix e Tracker. Uma coisa, porém, é certa: a montadora deve seguir os passos de várias concorrentes e concentrar seus esforços em produtos de menor volume de vendas e maior valor agregado.

*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 


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