Colunistas
Os bastidores do maior fórum de CEOs do Brasil
Qual é a receita para um encontro que reúne os maiores líderes empresariais do Brasil para que saiam de lá transformados pelas novas experiências? Ricardo Natale fala sobre os bastidores do Fórum CEO Brasil.
Há 20 anos faço eventos que trazem experiências marcantes. De uma palestra que faz a pessoa mudar sua visão sobre um tema – ou sobre a própria trajetória – a jantares sofisticados e memoráveis. Mas nada se compara, em complexidade, ao Fórum CEO Brasil, onde reunimos 250 CEOs das maiores empresas brasileiras, com acompanhantes, para quatro dias de uma experiência realmente transformadora, pensado para que as pessoas se abram para novas descobertas e saiam de lá renovadas.
Fazer parecer fácil exige trabalho duro durante meses. Por isso, achei que seria interessante compartilhar alguns dos desafios dos bastidores deste tipo de evento, onde cada detalhe é pensado para que tudo funcione como se espera.
Nas três primeiras edições, fomos para a Praia do Forte, na Bahia, mas sentimos que a logística era difícil, apesar da beleza do local. Decidimos ir para o Guarujá, pela logística mais simples, e isso acabou nos dando a chance de confirmar líderes de empresas importantes, que não tinham disponibilidade para adequar suas agendas a um local mais distante. O desafio começa com a concepção de uma cenografia que possa criar uma marca para nosso fórum, como o domo geodésico que montamos para os jantares e o telão de LED com mais de 16 metros de largura.
A curadoria é um dos maiores desafios, considerando que o evento é pensado tanto para CEOs como para os acompanhantes, que nem sempre têm os mesmos interesses profissionais. E uma meta que coloquei ao meu time foi de trazer ao palco somente palestrantes brasileiros, já que estamos no Fórum CEO Brasil. As palestras não podem ser muito técnicas, precisam ser inspiradoras, tocar a alma. Afinal, não é uma reunião de negócios. Nas quatro primeiras edições, 55 speakers subiram ao palco e deixaram muitas lembranças inesquecíveis.
Também temos que pensar na curadoria dos esportes, dos temas dos jantares, dos shows. Tudo deve estar em harmonia e em continuidade para construir uma linha crescente de surpresas e emoções. Esportistas campeões veteranos e artistas do mais alto nível musical costumam encantar os convidados com talento e magia.
O equilíbrio entre as empresas, para evitar a predominância de um determinado setor, também requer atenção. Não estamos organizando um congresso, mas um encontro. Fazer com que líderes possam aprender com os demais setores, com vivências e experiências diferentes. Novos olhares nos ajudam a encontrar soluções para problemas antigos.
Um dos principais aprendizados que tive na última edição foi entender o poder da diversidade. É fundamental levar líderes mulheres, CEOs negros, lideranças transgêneros, além de founders de startups já desenvolvidas. O fórum precisa ser o retrato da vida real corporativa, com representantes de diferentes grupos para enriquecer o debate.
Mas daí chega uma das perguntas mais desafiadoras: como fazer um evento grande com espírito de jantar em casa? Talvez esse seja o sonho de todo realizador de eventos: criar um ambiente onde as pessoas se sintam leves, à vontade, como num jantar entre amigos. Ou seja, um ambiente sofisticado e acolhedor ao mesmo tempo.
Com um público tão qualificado, temos que evitar uma disputa de egos e mostrar que o todo é maior do que o individual.
Afinal, todos os que estão ali vivem vidas muito semelhantes, com decisões solitárias, sob pressão, pouco tempo dedicado à família, a responsabilidade de administrar a empresa toda.
Enfim, realizar um evento para 500 pessoas em quatro dias não é uma tarefa simples. Por isso, embora para os convidados o dia pareça bem relaxante e a sequência de atividades – yoga na praia, almoço, esporte, happy hour, jantar, balada, por exemplo – pareça fluir naturalmente, tudo é cronometrado por nós dentro de uma curadoria sofisticada e um storytelling inteligente, proporcionando uma experiência ultra personalizada.
Com um time valente e de muita ousadia, estamos preparados para realizar a edição mais impressionante do Fórum CEO Brasil.
Afinal, como costumo dizer: nosso próximo evento sempre será o nosso melhor evento.
*Publicitário e designer gráfico, Ricardo Natale foi diretor de marketing do Grupo Meio & Mensagem e diretor de criação da agência De Simoni. Em 2003, criou a Conectis Experience Marketing, a primeira agência de experience marketing do Brasil e realizou, até 2008, mais de 1200 eventos corporativos de experiências. Em 2006, cofundou e se tornou CEO do Experience Club, plataforma de networking corporativo com eventos de experiências e de conteúdo, com mais de 400 empresas associadas e 2300 executivos membros, em um calendário de 40 eventos por ano, entre eles o Fórum CEO Brasil, o encontro de CEOs mais importante do Brasil. Desde 2019, edita a plataforma digital do Experience Club. |
As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação.
Veja também
- BNDES e Banco de Desenvolvimento da China assinam primeiro empréstimo em moeda chinesa
- O professor de biologia que se reinventou no digital e virou sócio de bilionário
- Como Adriana Auriemo construiu a Nutty Bavarian, das castanhas com aroma de caramelo e canela
- Todo mundo quer ser bet: Globo, Grupo Silvio Santos e Flamengo planejam suas próprias casas de apostas
- Empresa apoiada por Mubadala vê ativos dobrando para US$ 100 bilhões