Colunistas
Quais são as CEOs latinas em destaque? Veja lista
Atualmente, há diversas lideranças latinas de impacto no mundo corporativo.
O Chief Executive Officer (CEO) é o cargo executivo de mais alto escalão em uma empresa, responsável por conduzir o plano estratégico geral da instituição. Cabe ao CEO a posição de líder do conselho, estabelecendo as políticas de gestão corporativa e integrando-as ao dia a dia da empresa.
O CEO supervisiona a alta administração e os executivos “C-level”, como o presidente (que normalmente é o segundo em comando do CEO), o diretor financeiro (CFO), o diretor de operações (COO) e o diretor de marketing (CMO).
As mulheres em cargos de CEO correspondem a apenas 4,8% nas 500 empresas com maior faturamento do mundo, segundo o Fortune Global 500, do ano de 2022.
Já as latinas, ocupam o menor número de assentos nos conselhos administrativos, em comparação com qualquer grupo de gênero, raça ou etnia. Conforme a Latino Corporate Directors Association (LCDA), “dentro do grupo demográfico feminino, as latinas ocupam apenas 1% ou 59 assentos nos conselhos administrativos, em comparação a 1.226 mulheres brancas, 183 negras e 89 asiáticas”.
As características que diferenciam as CEOs
Mais útil do que ressaltar a baixa representatividade das mulheres nos postos de CEO, é destacar os fatores que as conduzem a essa posição.
Conforme um estudo histórico da Korn Ferry, entre as principais características que colocam as mulheres à frente do jogo corporativo estão:
- Independência é um fator motivacional chave, reflexo de uma inclinação empreendedora, um forte desejo de perseguir a própria visão. As Ceos entrevistadas consideram mais satisfatório definir a agenda do que executar com sucesso uma estratégia predefinida.
- Baixo desejo de previsibilidade. Cerca de 79% das diretoras executivas não apenas preferem trabalhos difíceis e imprevisíveis como os procuram.
- Em 68% das entrevistas, as CEOs demonstraram interesse e forneceram informações detalhadas de como criar um ambiente mais positivo e 23% consideraram isso entre suas mais importantes realizações.
- Mais de 40% dos CEOs foram graduadas em ciência, engenharia ou matemática, e cerca de 19% estudaram negócios/economia/finanças.
- Dois terços das mulheres disseram que nunca perceberam que poderiam se tornar CEO, até que um chefe ou mentor as encorajou.
10 CEOs latinas mais influentes do mercado
Conheça algumas das CEOs latinas mais influentes do mercado que se destacam no mundo corporativo pela qualidade de seus resultados e da sua liderança, segundo a lista “As Mulheres de Impacto na América Latina 2023”, da Bloomberg Línea.
As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação.