Siga nossas redes

SO$ Finanças

Qual o melhor período do mês para quitar as dívidas do cartão de crédito?

Especialista orienta sobre a melhor forma de ficar com as finanças em dia.

Imagem ilustrativa

Pergunta: Qual o melhor período do mês para pagar a fatura do cartão de crédito?

Resposta de Tiago Almeida*:

Antes de te dizer qual melhor momento, vamos refletir porque isso aconteceu. Provavelmente porque ocorreu um imprevisto em casa, com o carro, com a saúde ou outro motivo relevante, independente de qual seja, podemos concluir que isso aconteceu por uma falta de reserva financeira.


Mas não venha dizer que a culpa é do cartão de crédito, pois ele não vai às compras sozinho, Aliás, considero uma ótima ferramenta para análise de gastos. E te dá mais benefícios do que os pagamentos através de dinheiro ou débito.


Outra coisa, todos sabemos qual a média da nossa fatura mensal do cartão, então se você poupar assim que receber seu salário, no momento do pagamento não terá sustos. Deixe esse dinheiro num investimento de resgate rápido e gaste menos fazendo as mesmas compras corriqueiras.


Junto dessa provisão de dinheiro para pagar a fatura do cartão que virá mês que vem, separe também um outro dinheiro para compor sua reserva de emergência. As famílias que atendo isso varia de 6 a 24 meses do valor do custo doméstico mensal.


Junto dessa reserva de emergência, podes ter também seguros que custam muito pouco, mas que na hora do aperto tira toda dor de cabeça e alivia o bolso. Algumas pessoas têm o seguro e não usam por desconhecimento.

Bem, agora, após entender todo esse conceito para não ser mais um endividado, chegamos na parte de liquidar a dívida. Jamais use todo seu recurso para pagar uma dívida, pois o novo imprevisto pode ser ainda mais caro.


Quando for pagar essa conta, recomendo negociar na última semana do mês, pois tende a ser o melhor momento de se quitar dívidas com bancos ou financeiras, afinal de contas é quando a meta por resultados aperta e essas instituições tendem a ser mais flexíveis nas negociações. Se estiver no final do semestre ainda melhor!!!

*Planejador financeiro Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.