Siga nossas redes

SO$ Finanças

Faz sentido usar lucro de swing trade para reserva de emergência?

Leitor quer saber sobre reserva de parte da carteira para fazer swing trade ; envie sua pergunta por e-mail.

Publicado

em

por

Angela Tosatto
day trade

Pergunta de Wendel: Ângela, você vê sentido deixar um pequeno percentual (de 1 a 3%) da carteira para fazer swing trade? A ideia é vender sempre que atingir de 10 a 15% de lucro e não vender se tiver prejuízo. O lucro dessas operações será todo revertido para reserva de emergência.

Resposta de Ângela Tosatto:

Reserva de emergência é o primeiro passo de qualquer pessoa que deseja se organizar financeiramente. Conceitualmente, é uma reserva que cobriria no mínimo 3 meses de suas despesas fixas, mas recomendo sempre 6 meses, pois caso essa pessoa perca a renda tem mais tempo para se recolocar. Outro ponto importante: essa reserva deve estar em alguma aplicação de liquidez diária, pois como o próprio nome já sugere seria usada em caso de emergência.

Então, uma parte da pergunta do Wendel já não faz mais sentido, pois o mais comum é investir em ativos com risco maior somente depois dessa reserva já estabelecida.

O segundo ponto que eu destaco é: sem realizar prejuízos, o investidor está faltando com o gerenciamento de risco, e esse é o ponto crucial para se manter vivo no mercado financeiro, pois se ele está cogitando realizar lucros entre 10 e 15%, a relação entre risco e retorno deveria ser no mínimo a mesma (sair da posição com o mesmo percentual de perdas) para uma base de 1×1.

Exemplo: se ele não realizar prejuízo e o papel cair 20%, ele deve fazer duas operações com 10% de ganhos para ficar no 0x0 (este exemplo considera o mesmo position sizingque é quando o investidor aporta o mesmo financeiro em cada ativo).

* Ângela Tosatto é analista de investimentos da Nu invest

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Operar pelo Home Broker do Nu invest está ainda mais rápido e com um novo visual. Comece agora!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.