Siga nossas redes

Conta+

O que esperar da Bolsa em maio: maldição ou oportunidade?

Dony De Nuccio e Samy Dana analisam se, com a atual conjuntura, maio é um mês recomendado para investir em ações

Com a abrupta queda do Ibovespa por conta da pandemia do novo coronavírus, o preço da maioria das ações caiu e ficou mais atrativo para quem quer começar a investir. Não é à toa que o número de pessoas físicas na bolsa de valores disparou 41% em 2020. Desde que começou a quarentena, foram 440 mil iniciantes no mercado de ações.

Porém, há um outro lado dessa moeda: o mês de maio. Segundo o Stock Trader’s Almanac, que estuda os ciclos do mercado americano de ações, maio é maldito. E ainda existe um ditado inglês sobre ações que corrobora para esse pensamento: “sell in may and go away” (que significa venda em maio e vá embora). Uma superstição que aterroriza gestores, analistas e investidores experientes. Mas aparentemente, o culpado de toda essa história é simples: o verão.

No Hemisfério Norte, essa estação do ano começa justamente em maio e é costumeiro para muitos investidores venderem suas ações, já que não vão acompanhar o mercado financeiro durante as férias, de acordo com Ernani Reis, analista da casa de análise Capital Research. Isso é refletido nos números. De 1950 até 2013, nos Estados Unidos, a média dos rendimentos nos meses quentes era de apenas 0,3%, muito longe dos 7,5% da época mais fria do ano.

No Brasil, apesar de não ser o mês mais quente do ano, esse acontecimento se repete. Foram 17 quedas em maio nos últimos 25 anos. É o mês com a maior quantidade de baixas e, também, com o pior rendimento médio (-1,39%). Leia a nossa matéria completa sobre a “maldição” do mês de maio aqui.

Dony De Nuccio e Samy Dana analisam como a Bolsa está se comportando em maio e se, na atual situação, esse é um bom mês para a investir em ações. E ainda: explicam quais são os cuidados que você deve tomar ao optar por ativos de maior volatilidade.

O programa Conta+, apresentado por Dony De Nuccio no canal Investnews, traz muito conteúdo de notícias, informações, dicas, curiosidades e análises sobre finanças, economianegóciosempreendedorismo e investimento.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.