Siga nossas redes

Espaço Easynvest

Mestre dos mestres: o Fundo Master

Essa estratégia foi criada para tornar a estrutura e gestão dos Fundos de Investimento mais simples e acessíveis

Em todo 4 de maio, o mundo celebra o Star Wars Day. Eu, como um grande fã da saga e de metáforas no geral, decidi falar de uma coisa um tanto quanto curiosa do mundo dos fundos de investimento. Já ouviram falar do Fundo Master? Assim como o próprio nome diz, é a estrutura principal, onde o conhecimento e a grana da gestão é depositada.

A “masterização” de uma estratégia de fundo foi criada para torná-la mais simples e acessível para a estrutura da gestora. Isso porque o mercado, ao longo dos anos, foi ficando cada vez mais dinâmico, novos investidores foram entrando e mais produtos foram sendo criados. Além disso, criar um fundo do zero a todo momento, com diversos CNPJs, deixa a gestão muito difícil, pesada e cara. Não é fácil ter que cuidar da Rebelião com diversas frentes sem ter uma organização hierárquica organizada, não é mesmo?

Portanto, começaram a se propagar os fundos Master. Neles a gestora, ao iniciar a operação, cria uma estrutura única com tal denominação, e todas as pessoas analistas e gestoras podem fazer as operações dentro desse fundo Master. Tá, mas e aí?

E aí que, com essa gestão Master, que de fato concentra todas as operações da gestora em um único CNPJ, você cria diversos Feeders. Nesse caso, poderíamos chamar de Cavaleiros Jedis, pois cada um tem sua característica de operação, porém utilizam o mesmo código “Jedi” de luta … ops, operação.

Novos fundos, mesmo jeitinho de fazer

Você, por exemplo, cria um fundo de Ações Master, que compra 100% de Ações (há, jura?!). Só que você pode criar um segundo fundo com a mesma filosofia de Ações do master/gestor e com algum tipo de operação de Renda Fixa junto e/ou mesmo algum ativo no exterior (ou em outra galáxia), por exemplo. 

E nisso você bebe da mesma fonte que o Master sem perder o famoso “jeitinho de fazer”, pois ele só estará comprando cotas. Nesse caso, não estará abrindo novas posições pois o Master já faz isso… TCHARAM!

Digamos que o fundo Master se chama Yoda FIA. Aí você pode ter o Yoda FIA II (com mais risco lá fora), o Yoda FIA III (com um pouco menos de risco por fazer algum hedge) e o Yoda FIA III (que também opera vendido).

Você criou uma família de quatro fundos usando uma única operação central e barateando a operação. Pense nisso.

Vinicius Araujo
Head de distribuição de Fundos da Easynvest

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.