Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Amazon – AMZO34

A Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico e serviços de computação em nuvem do mundo. Fundada por Jeff Bezos em 1994, a Amazon começou como uma livraria online e, desde então, expandiu-se para uma variedade de produtos e serviços, incluindo eletrônicos, roupas, alimentos e muito mais. Além disso, a Amazon Web Services (AWS) é uma das maiores plataformas de computação em nuvem, fornecendo uma variedade de serviços para empresas e indivíduos.

Histórico da Amazon

A Amazon foi fundada por Jeff Bezos em 5 de julho de 1994, em Bellevue, Washington. Bezos, que trabalhava em finanças na época, decidiu começar uma livraria online, percebendo o potencial da internet para o comércio eletrônico. A Amazon começou vendendo livros e rapidamente se expandiu para outros produtos.

Em 1997, a Amazon tornou-se uma empresa de capital aberto com sua oferta pública inicial (IPO). Nos anos seguintes, a empresa continuou a expandir suas ofertas de produtos, incluindo música, eletrônicos e roupas. Durante esse tempo, a Amazon também desenvolveu sua própria infraestrutura de tecnologia, o que eventualmente levou ao lançamento da Amazon Web Services em 2006.

A Amazon Web Services (AWS) tornou-se uma parte significativa do negócio da Amazon, fornecendo serviços de computação em nuvem para empresas e desenvolvedores. AWS cresceu rapidamente e é agora uma das maiores plataformas de nuvem do mundo, competindo com Microsoft Azure e Google Cloud.

Em 2007, a Amazon lançou o Kindle, seu leitor de e-books, que se tornou extremamente popular e revolucionou a indústria de publicações. A empresa também entrou no mercado de eletrônicos de consumo com produtos como o tablet Fire e o alto-falante inteligente Echo.

Além de seus negócios online e serviços de nuvem, a Amazon também fez várias aquisições notáveis, incluindo a compra da Zappos em 2009 e a aquisição da Whole Foods Market em 2017. A Amazon também investiu em áreas como streaming de vídeo, música e produção de conteúdo original através do Amazon Prime Video.

Hoje, a Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo, com uma presença global e um impacto significativo em várias indústrias, desde o comércio eletrônico e a computação em nuvem até o entretenimento e o varejo de alimentos.

Quem são os acionistas da Amazon (AMZO34)

A Amazon (AMZO34) é uma companhia de capital aberta listada na Nasdaq com ações negociadas no formato de BDRs, na proporção de 1:20. Como ação listada na Nasdaq, os principais acionistas da Amazon são:

  • The Vanguard Group, Inc., com 6.68% das stocks da empresa;
  • BlackRock Fund Advisors, com 3.70% das stocks da empresa;
  • SSgA Funds Management, Inc., com 3.24% das stocks da empresa;
  • Fidelity Management & Research Co., com 2.47% das stocks da empresa;
  • T. Rowe Price Associates, Inc., com 1.85% das stocks da empresa;

A Amazon (AMZO34) paga dividendos?

Não, a Amazon (AMZO34) não realiza distribuição de dividendos.

Dados atualizados em julho de 2023.