Siga nossas redes

Disney – DISB34

WALT DISNEY DRN
40,85
Reais (BRL - R$)
-0,37% Variação (Dia)
40,20 Mínimo (Dia)
41,10 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 41,00
Abertura: 40,20

A Disney, oficialmente conhecida como The Walt Disney Company, é uma das maiores e mais icônicas empresas de entretenimento do mundo. Fundada em 1923 por Walt Disney e Roy O. Disney, a empresa é conhecida por suas produções cinematográficas, parques temáticos, e uma variedade de produtos de consumo relacionados a seus personagens e franquias.

Histórico da Disney

A Disney foi fundada em 16 de outubro de 1923, por Walt Disney e seu irmão Roy O. Disney, como Disney Brothers Studio. Inicialmente, a empresa focava na produção de curtas de animação. Em 1928, a Disney criou Mickey Mouse, que se tornou um dos personagens de animação mais icônicos do mundo e o mascote oficial da empresa.

Em 1937, a Disney lançou “Branca de Neve e os Sete Anões”, que foi o primeiro longa-metragem de animação com som e cor. O filme foi um enorme sucesso e estabeleceu a Disney como uma grande força na indústria cinematográfica. Nos anos seguintes, a Disney produziu uma série de clássicos animados, incluindo “Cinderela”, “Alice no País das Maravilhas” e “Peter Pan”.

Em 1955, a Disney expandiu-se para o setor de parques temáticos com a abertura da Disneyland na Califórnia. Isso foi seguido pela abertura do Walt Disney World Resort na Flórida em 1971, que se tornou o destino de férias mais visitado do mundo. Desde então, a Disney abriu parques temáticos em Tóquio, Paris, Hong Kong e Xangai.

Ao longo dos anos, a Disney também fez várias aquisições estratégicas que ajudaram a diversificar e expandir seus negócios. Em 2006, a Disney adquiriu a Pixar, conhecida por filmes de animação de sucesso como “Toy Story” e “Procurando Nemo”. Em 2009, a Disney adquiriu a Marvel Entertainment, e em 2012, adquiriu a Lucasfilm, a empresa por trás de “Star Wars”.

Mais recentemente, em 2019, a Disney lançou seu próprio serviço de streaming, o Disney+, que rapidamente se tornou um dos principais concorrentes da Netflix. O Disney+ oferece uma vasta biblioteca de conteúdo da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic.

Hoje, a Disney continua sendo uma potência global em entretenimento, com uma presença diversificada em filmes, televisão, parques temáticos e produtos de consumo.

Quem são os acionistas da Disney (DISB34)

A Disney (DISB34) é uma companhia de capital aberta listada na Nasdaq com ações negociadas no formato de BDRs, na proporção de 1:15. Como ação listada na Nasdaq, os principais acionistas da Disney são:

  • The Vanguard Group, Inc., com 7.69% das stocks da empresa;
  • BlackRock Fund Advisors, com 4.15% das stocks da empresa;
  • SSgA Funds Management, Inc., com 3.87% das stocks da empresa;
  • State Farm Investment Management, com1.86% das stocks da empresa;
  • Geode Capital Management LLC, com 1.78% das stocks da empresa;

A Disney (DISB34) paga dividendos?

Não, a Disney (DISB34) não realiza distribuição de dividendos.

Dados atualizados em julho de 2023.