Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Facebook Inc

Dona da maior rede social com maior número de usuários no mundo, a Facebook possui 4,6 bilhões de usuários ativos, segundo o balanço do primeiro trimestre de 2020. A conta inclui tanto os usuários do Facebook como do Instagram e do Whatsapp.

A empresa foi lançada em 2004, conectando inicialmente usuários das universidades americanas antes de ser oferecida ao público em geral. Sua sede fica em Menlo Park na Califórnia.

O modelo de negócios do Facebook é baseado em atenção exibindo anúncios aos seus usuários em troca de não cobrar pelo uso da rede social de graça. As verbas de publicidade representaram 98% das receitas da empresa em 2019. Além do portfólio composto por Facebook, Instagram e Whatsapp, a empresa controladora possui também A Oculus, divisão responsável pela produção de óculos de realidade virtual.

Como ponto forte, o Facebook, além do maior número de usuários, 2,6 bilhões, conta com a terceira maior, o Instagram, com 1 bilhão. Além delas, o Whatsapp conta com outro bilhão de usuários.

Como ponto negativo, acusações de monopólio, as controvérsias envolvendo a privacidade dos usuários e tentativas de manipulação de eleições colocaram a empresa no alvo de legisladores nos Estados Unidos e na Europa. Decisões que levem ao desmembramento da empresa teriam impacto nos negócios da empresa.