Siga nossas redes

Taurus Armas

TAURUS ARMASPN N2
12,26
Reais (BRL - R$)
-0,33% Variação (Dia)
12,16 Mínimo (Dia)
12,50 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 12,30
Abertura: 12,45

História da empresa Taurus

A Taurus Armas (TASA4) é uma fabricante de armas de fogo e está entre as maiores produtoras de pistolas do mundo. Na B3, a empresa é listada com ações preferenciais (TASA4) e ordinárias (TASA3). Confira a seguir a cotação da TASA4 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Taurus.

A Taurus surgiu em 1939 no Rio Grande do Sul, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Naquele período, o governo incentivava o surgimento de fabricantes nacionais de armas, caso o país se envolvesse no conflito. Para que pudesse lançar seus primeiros revólveres, em 1942, a empresa precisou se adaptar. Isso porque, ocorreu uma suspensão das importações de máquinas vindas da Alemanha, justamente por causa da guerra.

Em 1950, a empresa construiu uma nova fábrica para atender à demanda e começou a fabricar suas próprias ferramentas. Na década de 60, a Taurus passou a exportar armas para os Estados Unidos. Em 1970, a compra pela controladora da Smith & Wesson, dos Estados Unidos, permitiu a troca de tecnologia entre as duas empresas.

Ao longo de décadas, a empresa expandiu seus projetos e produtos através da aquisição de importantes concorrentes. Além disso, a empresa também adquiriu as operações de fabricantes estrangeiros no Brasil, como a italiana Beretta e a Rossi. Em 1981, a empresa inaugurou a Taurus International Manufacturing em Miami, no sul da Flórida. No ano de 2019, a companhia mudou a razão social de Forjas Taurus para Taurus Armas.

Acionista da empresa

De acordo com a B3, em maio de 2022, os acionistas da Taurus eram: BYK Participações (36,5%) e Luiz Barsi Filho (3,8%). Além disso, havia 59,7% das ações em circulação no mercado com outros acionistas.