Siga nossas redes

BioNTech – B1NT34

BIONTECH SE DRN
28,50
Reais (BRL - R$)
0,32% Variação (Dia)
28,50 Mínimo (Dia)
28,50 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 28,41
Abertura: 28,50

BioNTech, uma pioneira em biotecnologia com sede na Alemanha, tem sido um farol de inovação e avanço científico desde sua fundação. A empresa foi estabelecida com a visão de utilizar o RNA mensageiro (mRNA) para criar imunoterapias individualizadas, especialmente para o tratamento do câncer. 

Ao longo dos anos, a BioNTech não apenas superou os desafios científicos associados ao mRNA, mas também se tornou um líder global em imunoterapia e vacinas.

Histórico da BioNTech

BioNTech, uma empresa de biotecnologia alemã, foi fundada em 2008 por Ugur Sahin, Özlem Türeci e Christoph Huber com um investimento inicial de 180 milhões de dólares. A empresa foi criada com o objetivo de desenvolver tratamentos para imunoterapia individualizada contra o câncer. Em 2009, BioNTech expandiu suas operações ao adquirir EUFETS e JPT Peptide Technologies, fortalecendo sua expertise em fabricação.

Durante os primeiros anos, a empresa focou em resolver os desafios associados ao RNA mensageiro (mRNA), que era considerado instável e difícil de administrar. Em 2012, BioNTech iniciou o primeiro ensaio clínico de Fase 1 com imunoterapia de RNA em melanoma, conhecido como abordagem FixVac. 

Em 2014, a empresa começou outro ensaio clínico de Fase 1 com uma imunoterapia de RNA totalmente individualizada em melanoma, conhecida como abordagem iNeST. Entre 2014 e 2018, BioNTech formou colaborações estratégicas com várias empresas, incluindo Bayer, Genentech, Siemens, Sanofi e Pfizer.

Em 2015, a empresa fez uma descoberta significativa ao desenvolver estratégias de entrega de nanopartículas de vacinas de RNA que visam células dendríticas em todo o corpo, aumentando a resposta imunológica. 

Isso foi seguido pela publicação dos primeiros resultados de ensaios clínicos de mRNA administrados por via intravenosa em 2016. Em 2018, a empresa completou um financiamento da Série A de 270 milhões de dólares e tornou-se uma empresa de capital aberto na NASDAQ em 2019.

O ano de 2020 foi transformador para BioNTech. Em resposta à pandemia de COVID-19, a empresa iniciou o “Projeto Lightspeed” em colaboração com a Pfizer e desenvolveu a primeira vacina de mRNA a receber autorização de uso emergencial. A empresa também adquiriu a Neon Therapeutics e estabeleceu uma das maiores instalações de fabricação de mRNA em Marburg em 2021. 

No mesmo ano, a BioNTech também adquiriu a plataforma de pesquisa e desenvolvimento de receptores de células T neoantígenos da Kite e a PhagoMed BioPharma GmbH, uma empresa de biotecnologia austríaca especializada no desenvolvimento de uma nova classe de antibacterianos.

Em 2022, a empresa continuou a expandir, introduzindo a primeira instalação modular de fabricação de mRNA para promover a produção escalável de vacinas na África, conhecida como BioNTainer. 

Além disso, a empresa iniciou a construção de sua primeira instalação de fabricação de vacinas de mRNA na África e apresentou dados preliminares positivos da Fase 1/2 para o programa CAR-T de primeira classe BNT211. Também em 2022, a BioNTech iniciou um ensaio clínico de Fase 1 para um programa de vacina contra a malária, BNT165.

Quem são os acionistas da BioNTech (B1NT34)

A BioNTech (B1NT34) é uma companhia de capital aberta listada na Nasdaq com ações negociadas no formato de BDRs, na proporção de 1:16. Como BDR, a companhia possui os seguintes acionistas:

  • Baillie Gifford & Co., com 3.09%das ações ordinárias da empresa;
  • PRIMECAP Management Co., com 1.93%das ações ordinárias da empresa;
  • Temasek Holdings Pte Ltd., com 1.88%das ações ordinárias da empresa;
  • Flossbach von Storch AG, com 1.43%das ações ordinárias da empresa;
  • Artisan Partners LP, com 0.84% das ações ordinárias da empresa;

A BioNTech (B1NT34) paga dividendos?

Não, a BioNTech (B1NT34) não realiza distribuição de dividendos atualmente.

Dados atualizados em setembro de 2023.