Siga nossas redes

Criptonews

Banco estatal VTB e fintech executam transação de ativos digitais da Rússia

Dez mil tokens foram emitidos ao preço de 500 rublos por ativo digital, mostraram os documentos de emissão.

Uma subsidiária do banco estatal russo VTB e a fintech Lighthouse executaram a primeira transação de ativos financeiros digitais lastreados em dinheiro da Rússia, disse o banco nesta quarta-feira (29).

Em fevereiro, a plataforma blockchain Atomyze Rússia foi legalmente autorizada a transacionar ativos digitais em um país cujo banco central há muito expressa ceticismo em relação às criptomoedas, citando preocupações com a estabilidade financeira e defendendo uma proibição completa de negociação.

A Lighthouse e o principal banco da Rússia, Sberbank, são as outras únicas instituições com tal licença.

O VTB disse que a transação foi semelhante à emissão de títulos comerciais de curto prazo. Nesse caso, a dívida (debt pool) do emissor, a empresa de engenharia Metrowagonmash, foi tokenizada na plataforma da Lighthouse e comprada pelo VTB Factoring, uma subsidiária do VTB.

“Dessa forma, foi feita a primeira emissão e colocação de ativos financeiros digitais garantidos por dinheiro”, disse o VTB.

Dez mil tokens foram emitidos ao preço de 500 rublos (US$ 9,87) por ativo digital, mostraram os documentos de emissão.

“A nova tecnologia de financiamento da dívida comercial facilita significativamente o acesso ao capital para as empresas russas”, disse o presidente-executivo do VTB Factoring, Anton Musatov.

Os parlamentares russos aprovaram na terça-feira um projeto de lei que potencialmente isentaria os emissores de ativos digitais e criptomoedas do imposto sobre valor agregado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.