Siga nossas redes

Criptonews

Juros em alta alteram cálculo de risco e retorno do bitcoin

Com as taxas subindo e o custo do dinheiro não mais girando em torno de zero, os preços das criptomoedas diminuíram.

Representação ilustrativa da criptomoeda bitcoin

Uma coisa estranha aconteceu com o bitcoin à medida que as taxas de juros começaram a subir: os volumes de negociação caíram. Agora, os observadores do mercado estão lidando com as implicações disso e o que um mundo de política monetária menos frouxa significa para os ativos digitais.

A média móvel de 30 dias do volume agregado de Bitcoin na Coinbase, Bitfinex, Kraken e Bitstamp está em seu nível mais baixo desde agosto de 2021, de acordo com dados compilados por Strahinja Savic da FRNT Financial. 

No último mês, o volume diário agregado nessas plataformas atingiu em média pouco mais de US$ 1 bilhão, contra US$ 2,57 bilhões em maio de 2021, um declínio de quase 60%.

Isso aconteceu na medida em que o Federal Reserve e outros bancos centrais aceleraram sua luta contra a inflação, que tem permanecido alta por mais tempo do que muitos esperavam. 

Com as taxas subindo e o custo do dinheiro não mais girando em torno de zero, os preços das criptomoedas diminuíram, levando os investidores a recalcularem seu interesse em investir nesse mercado de ponta.

Por um lado, a retirada de liquidez afeta os volumes em cripto – e em outros mercados – reduzindo os fundos disponíveis para investir, diz Noelle Acheson, analista da Genesis Global Trading. 

Por outro lado, taxas mais altas aumentam o custo de oportunidade de investir em ativos sem rendimento, como o Bitcoin. E aqueles que compram a moeda usando alavancagem podem sentir um aperto extra: custos de empréstimos mais altos alteram a relação entre risco e retorno dessas negociações, o que significa que seu retorno potencial cai à medida que seus custos aumentam.

“Os volumes caíram por causa da incerteza”, disse ela. “Os investidores parecem estar preocupados que as coisas possam piorar antes de melhorar.”

Acheson observa que a porcentagem de bitcoin que não é movimentada há mais de um ano está em alta, com cerca de 76% da moeda mantida em endereços considerados ilíquidos, ou seja, que exibem pouca movimentação.

Embora isso possa mostrar convicção na ideia de que o Bitcoin pode ser usado como uma reserva de riqueza em um ambiente de “intensificação da incerteza e agitação macroeconômicas”, por enquanto, “os movimentos de preços são determinados pelas preferências de risco dos macro investidores que estão preocupados com juros globais e perspectivas econômicas.”

Dados da Glassnode sugerem que o interesse no bitcoin tem sido morno – medidas na cadeia indicam pouco crescimento na base de usuários da moeda e fluxos mínimos de nova demanda. Além disso, o bitcoin está preso em uma faixa de negociação apertada, pois é amplamente dominado por HODLers, termo que se refere a investidores que têm a disposição de permanecer durante grandes crises de volatilidade.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.