Economia
15 assuntos quentes na economia e nos negócios para acompanhar na semana
Mineradora Vale divulgará relatório de produção e venda referente ao segundo trimestre.
O Índice de atividade econômica (IBC-Br ), referente ao mês de maio, sai na segunda-feira (14), quando também será divulgada a pesquisa Focus e o IGP-10. No mesmo dia, se iniciam as negociação das novas ações da MRV e da BRF após ofertas realizadas pelas companhias.
Ao longo da semana, a Vale também divulga o relatório de produção e vendas referente ao segundo trimestre de 2023. O balanço completo da mineradora está agendado para o dia 27.
Já a Light reúne acionistas em AGE para discutir o novo conselho, enquanto a Vibra propõe mudanças na chamada ‘pílula do veneno’ no que se refere ao cálculo de preço por ação em OPAs.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Bruxelas no início da próxima semana para o encontro entre os países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Europeia. O encontro, que terá a Espanha na presidência rotativa do Conselho da União Europeia, ocorre nos dias 17 e 18.
Cenário internacional
China
Para o domingo, o mercado aguarda a divulgação de indicadores (varejo e produção industrial) chineses e decisão sobre taxa de juros no país.
O PIB do segundo trimestre, que deve ser divulgado no dia 16, tem estimativa de crescimento de 7,1% na comparação anual, ante 4,5% no período anterior. O BC chinês deve manter sua taxa de juros de empréstimos de um ano em 2,65%.
Atividade nos EUA
Mercado acompanha dados de consumo no dia 18 após índices de preços abaixo do esperado nesta semana nos EUA, mas que tiveram o contraponto de expectativas de inflação acima do previsto da Universidade de Michigan.
Vendas no varejo em junho devem ter crescido 0,5% na comparação mensal, devido sobretudo a vendas maiores de carros diante da queda de preços, diz a Bloomberg Economics.
Balanços nos EUA na semana incluem Bank of America, Goldman Sachs e Morgan Stanley. Inflação no Reino Unido e zona do euro também estão no radar da próxima semana, além de fala da presidente do BCE, Christine Lagarde.
Domingo (16)
- PIB da China referente ao segundo trimestre, além de números de vendas no varejo e produção industrial, no mesmo dia, o BC chinês deve manter sua taxa de juros de empréstimos de um ano em 2,65%
Segunda-feira (17)
- Boletim Focus
- IBC-Br
- IGP-10
- Início da negociação das novas ações da MRV (MRVE3) e da BRF (BRFS3) após ofertas
- Luiz Inácio Lula da Silva estará em Bruxelas para o encontro entre os países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Europeia
Terça-feira (18)
- Dados de consumo dos Estados Unidos
- Relatório de produção e vendas da mineradora Vale (VALE3)
- Balanço do Bank of America (BofA)
- Balanço do Morgan Stanley
- Light (LIGT3) reúne acionistas em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para discutir o novo conselho
Quarta-feira (19)
- Balanço do Goldman Sachs
- Vibra (VBBR3) realiza AGE para propor mudanças na chamada ‘pílula do veneno’ no que se refere ao cálculo de preço por ação em OPAs
Sexta-feira (21)
- B3 tem vencimento de opções sobre ações
*Com informações da Bloomberg
Veja também
- Americanos querem que Trump resolva imigração primeiro e desigualdade de renda na sequência
- PIB dos EUA cresce 2,8% no 3º trimestre impulsionado por gastos de defesa e consumo
- Dólar a R$ 6,00 e pressão sobre os juros: o contágio do ‘Trump trade’ para o Brasil
- O pacote de estímulos da China ainda não convenceu os economistas. A solução? Mais estímulos
- Após ataques de Israel ao Líbano, mísseis do Irã atingem território israelense