Economia

3 fatos para hoje: Câmara aprova PL para reduzir juros; zona do euro e AMER3

Americanas vai sacar segunda parte de financiamento de acionistas.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Câmara aprova projeto do Marco Legal das Garantias, que segue a sanção

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) o Marco Legal das Garantias de Empréstimos, projeto que integra um pacote de medidas elencadas pelo governo como prioritárias para facilitar o acesso e reduzir as taxas de juros no mercado de crédito.

O texto aprimora e uniformiza o processo de utilização e de execução de garantias constituídas sobre bens móveis e imóveis.

A proposta já havia sido analisada uma primeira vez pela Câmara dos Deputados, ainda em 2022. A matéria seguiu ao Senado, e, por ter sido alterada nessa fase da tramitação, teve de retornar para uma última análise dos deputados.

Ela segue, agora, para sanção presidencial.

O Ministério da Fazenda considera que melhores garantias diminuem o custo do crédito, e que elas são subutilizadas por limitações legais.

Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo trabalhava pela votação da proposta ainda nesta semana na Câmara.

Padilha também disse que negocia a votação de projeto que trata da tributação de fundos offshore na Câmara, proposta que pode ajudar os esforços do Executivo para melhorar a arrecadação.

Rua comercial em Hamburgo, Alemanha 03/12/2022. REUTERS/Fabian Bimmer/File Photo

Vendas no varejo da zona do euro caem muito mais do que o esperado em agosto

As vendas no varejo da zona do euro caíram muito mais do que o esperado em agosto, mostraram dados nesta quarta-feira, apontando para uma demanda mais fraca do consumidor já que a inflação continua alta.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que as vendas no varejo nos 20 países que compartilham o euro caíram 1,2% em agosto em relação ao mês anterior, representando um declínio de 21% em relação ao ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 0,3% e uma queda anual de 1,2%.

A queda mensal foi causada principalmente por um recuo acentuado nos pedidos por correio e nas compras pela Internet, que caíram 4,5%, e por uma queda na venda de gasolina de 3,0%.

Em relação ao ano anterior, a queda nas vendas de combustível foi ainda mais acentuada, de 7,7%, e houve uma queda de 3,2% nas vendas de alimentos, bebidas e tabaco.

A inflação da zona do euro foi de 5,3% em agosto, bem acima da meta do banco central Europeu de 2,0%.

Loja da Americanas em São Paulo, em setembro de 2023 (Foto: Karina Trevizan/InvestNews)

Americanas vai sacar 2ª parte de financiamento de acionistas

A Americanas (AMER3) anunciou no final da noite de terça-feira (3) que vai “realizar” a segunda tranche do financiamento de R$ 2 bilhões bancado pelos “acionistas de referência” da companhia que fez no início do ano um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do país.

A segunda parte do financiamento será de R$ 500,6 milhões e se dará por meio de emissão de debêntures não conversíveis em colocação privada, afirmou a empresa.

A Americanas afirmou que a segunda parte será “integralizada” em sua totalidade pelos acionistas de referência, o trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo.

Mais Vistos