Economia

3 fatos para hoje: Inflação da zona do euro; ações chinesas em alta e BNDES

Ações da China brilham na 1ª semana de 2023 com expectativas de recuperação econômica.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

1- Inflação na zona do euro desacelera em dezembro mas dá pouco alívio ao BCE

A inflação na zona do euro desacelerou mais do que o esperado no mês passado, mas as pressões subjacentes de preços aumentaram, o que amplia a probabilidade de o Banco Central Europeu continuar elevando os juros.

O aumento dos preços ao consumidor no bloco, que subiu para 20 países com a entrada da Croácia em 1 de janeiro, esfriou para 9,2% em dezembro de 10,1% no mês anterior, abaixo da expectativa de 9,2% em pesquisa da Reuters, mostraram dados da Eurostat nesta sexta-feira.

Mas isso mascara uma tendência mais danosa já que grande parte da leitura se deveu aos preços mais baixos da energia, enquanto todos os principais componentes do núcleo da inflação aceleraram.

A inflação excluindo alimentos voláteis e energia acelerou a 6,9% de 6,6%, enquanto uma medida ainda mais restrita, que também exclui os preços de álcool e tabaco, subiu a 5,2%, de 5%.

A inflação de serviços e de bens industrial fora energia, ambos observados de perto pelo BCE para avaliar a durabilidade dos aumentos de preços, aceleraram, ampliando as preocupações de que os aumentos dos preços são mais resilientes do que se temia.

2-BNDES começa troca de diretores, Bruno Aranha assume interinamente

O BNDES iniciou nesta semana mudanças em suas diretorias após a indicação de Aloizio Mercadante para a presidência do banco de fomento.

Gustavo Montezano, presidente, e dois diretores – Bruno Laskowsky, que atuava na área de participações e mercado de capitais, e Fábio Abrahão, que comandava a diretoria de concessões e infraestrutura, deixaram o banco antes da oficialização de Mercadante no comando da instituição.

Outros dois diretores, que não são funcionários de carreira do banco, seguem ocupando suas funções apesar da troca de governo. Lourenço Tigre permanece no cargo de diretor financeiro e Claudemir Brito segue como diretor da área de governança.

Com a saída de Montezano, o diretor de crédito produtivo e socioambiental Bruno Aranha assumiu a função de presidente interino do banco, informou a instituição. Outros três diretores de carreira, além de Aranha, também mantêm suas posições.

Mercadante foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em meados de dezembro para o comando do BNDES. No mesmo mês, Mercadante anunciou que fará uma ampla reformulação na cúpula do BNDES, incluindo pessoas do mercado de capitais e ex-integrantes de governos passados do PT.

Ainda não há uma data sobre quando todas as mudanças no BNDES serão efetivadas. Mercadante indicou Alexandre Abreu, ex-presidente do banco Original, para a diretor financeira, e Nelson Barbosa para a de planejamento. Enquanto isso, a diretoria de mercado de capitais será ocupada por Natalia Dias, presidente do Standard Bank Brasil.

3- Ações da China brilham na 1ª semana de 2023 com expectativas de recuperação econômica

Painel em Tóquio mostra cotações de ações

As ações da China registraram nesta sexta-feira uma sequência de cinco dias de ganhos diante das expectativas de investidores de que a economia irá em breve superar os problemas relacionados à Covid-19 e apresentará uma recuperação robusta em 2023.

O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,31%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,08%. O índice Hang Seng de Hong Kong terminou com queda de 0,29%, depois de avançar nas quatro sessões anteriores.

Na semana, o CSI 300 ganhou 2,8%, enquanto o Hang Seng avançou 6,1%, atingindo o maior nível em seis meses.

Outras ações asiáticas também subiram, enquanto o dólar pairava perto da máxima de um mês, com os investidores se preparando para dados cruciais de emprego nos Estados Unidos ainda nesta sexta, que devem fornecer pistas sobre até onde o Federal Reserve irá no aperto da política monetária.

Investidores estrangeiros compraram 20 bilhões de iuanes líquidos (2,9 bilhões de dólares) em ações chinesas por meio do Esquema Stock Connect esta semana, a maior compra semanal desde 2 de dezembro.

Mais Vistos