Economia
5 fatos para hoje: bitcoin em baixa, expansão da KFC e produção da China
Confira os principais fatos desta segunda-feira (1º).
1 – Bitcoin bate mínima em 20 dias
O bitcoin caía mais de 5% neste domingo e tocou o menor patamar desde 8 de fevereiro, dando sequência à queda verificada depois se aproximar de um recorde de U$ 60 mil.
A maior e mais conhecida criptomoeda do mundo chegou a acumular alta de 70% neste ano, cravando um recorde de U$ 58.354,14 uma semana atrás, em meio à crescente confiança de que o ativo se tornará um tradicional meio de investimento e pagamentos.
2 – Luz com bandeira amarela e custo extra em março
As contas de luz seguirão em março com a chamada bandeira tarifária no patamar amarelo, que gera um custo adicional de R$ 1,343 a cada 100 kilowatts-hora consumidos, disse nesta sexta-feira (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A continuidade da bandeira amarela, já acionada em janeiro e fevereiro, ocorre em meio a níveis ainda reduzidos para esta época do ano nos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil, acrescentou a Aneel.
3 – Biden obtém vitória legislativa para pacote de alívio de US$1,9 tri
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, obteve sua primeira vitória legislativa quando a Câmara dos Deputados aprovou, no começo deste sábado (27), o pacote de ajuda contra o coronavírus proposto por ele, no valor de u$ 1,9 trilhão, embora os democratas enfrentem desafios em suas esperanças de recorrer ao projeto para aumentar o salário mínimo.
Os democratas, que controlam a Câmara, aprovaram a medida por uma votação majoritariamente partidária de 219 a 212 e a enviaram ao Senado, onde planejaram uma manobra legislativa para permitir que a aprovem sem o apoio dos republicanos.
O plano de resgate bancaria vacinas e suprimentos médicos e disponibilizaria uma nova rodada de ajuda financeira de emergência para famílias, pequenas empresas e governos estaduais e locais.
4 – IMC consegue decisão favorável em disputa com rede KFC na Justiça
A International Meal Company (IMC) informou que a 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem da Comarca de São Paulo indeferiu, no âmbito de uma ação cautelar, pedidos da rede de fast food KFC para revogar a exclusividade da KSR Master Franquia, subsidiária da IMC, na condução das operações no Brasil.
A Justiça autorizou a KFC a negociar com potenciais parceiros a expansão da rede no país, e o juízo destacou que a informação da disputa com a IMC é essencial para os eventuais interessados.
A decisão valerá até a constituições do tribunal arbitral, que vai analisar o mérito da questão.
5 – Expansão da atividade industrial da China cai em fevereiro
A atividade industrial da China expandiu no ritmo mais lento em nove meses em fevereiro uma vez que a demanda fraca do exterior e ressurgimentos do coronavírus pesaram sobre a produção, ampliando a pressão sobre o mercado de trabalho do país, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
A desaceleração do setor industrial destaca a fragilidade da recuperação econômica da China, embora os casos internos de Covid-19 tenham sido controlados e analistas esperem uma forte recuperação no crescimento do ano.
*Com informações do Reuters e Estadão Conteúdo.