Economia

Até que horas posso votar? Veja horário de sua seção eleitoral

Eleitores fora do horário de Brasília precisam se organizar para não perder votação; entenda

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Cabine de votação em seção eleitoral simulada do TRE-RJ. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O primeiro turno das eleições de 2024 se aproxima. No domingo (6), pouco mais de 155 milhões de eleitores irão às urnas para a escolha de prefeito e vereadores em 5.569 municípios.

Uma dúvida que sempre bate à porta em cada processo eleitoral é sobre o horário de funcionamento das seções eleitorais, os locais em que as urnas estão dispostas à espera dos eleitores.

Como o Brasil é um país continental e dono de 4 fusos horários, os locais de votação em diferentes pontos do país terão de se adaptar para a realização de uma eleição unificada, que seguirá o horário de Brasília (fuso oficial do Brasil), das 8h às 17h.

Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas os eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

A medida sobre o horário unificado de votação consta de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2021. Ela foi reforçada pela Resolução 23.669, que dispõe sobre os atos gerais de um processo eleitoral.

As cidades cujo fuso é diferente do de Brasília terão de se adequar. Estão neste grupo todos os municípios de Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

No Amazonas, a medida valerá para os 62 municípios que se dividem em 2 fusos. Em Mato Grosso, para 142 cidades com 2 fusos.

Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado. Vale lembrar que em Fernando de Noronha e em Brasília não haverá eleição para prefeito e vereador neste ano. Mas ambos os locais precisam ter seção eleitoral aberta para atender os eleitores que vão precisar justificar o voto.

LEIA MAIS: Guia completo sobre as eleições 2024

Como será o horário de votação pelo país?

  • Estados de Sul, Sudeste, Nordeste, além de Goiás, Tocantins, Pará, Amapá e DF: das 8h às 17h (abre e fecha segundo o horário de Brasília)
  • Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília)
  • Amazonas: 11 municípios do Amazonas: das  6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília)

Os 11 municípios são: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença

  • Amazonas: 51 municípios:  das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação à Brasília)
  • Mato Grosso: 22 municípios – das 8h às 17h (abre e fecha segundo o horário de Brasília)

São eles: Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Querência, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Araguaiana, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e General Carneiro.

  • Mato Grosso: 120 municípios – das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação à Brasília)
  • Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação à Brasília)
  • Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h (abre e fecha uma hora depois em relação a Brasília)

Divulgação dos resultados

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília.

O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Mais Vistos