Economia
Conselheiro da Vale José Luciano Duarte Penido renuncia
(Reuters) – O conselheiro da Vale José Luciano Duarte Penido apresentou à companhia sua renúncia do conselho de administração nesta segunda-feira, informou a mineradora ao mercado.
Penido estava no conselho da Vale desde 2019, de acordo com comunicado da empresa assinado pelo vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Gustavo Duarte Pimenta.
Na sexta-feira, Penido e o conselheiro Paulo Hartung foram os dois membros do colegiado que votaram contra a solução para o processo sucessório do presidente, Eduardo Bartolomeo, segundo fontes ouvidas pela Reuters.
O conselho de administração da Vale decidiu por 11 a 2, em reunião na sexta-feira, manter Bartolomeo no cargo de CEO até o final de dezembro deste ano. O executivo também vai apoiar a transição para nova liderança no início do ano que vem e atuará como advisor até 31 de dezembro de 2025, segundo a Vale.
O desfecho ocorreu como uma solução para um impasse, após o conselho ficar dividido em uma reunião extraordinária anterior, quando seis conselheiros votaram a favor da recondução de Bartolomeo, seis votaram a favor da abertura de um processo de sucessão e um se absteve.
(Reportagem de Marta Nogueira e Patricia Vilas Boas)
Veja também
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Enel prepara plano de investimentos para buscar renovação de suas concessões no Brasil