Economia
De bolsa anti-furto a folia ‘high-tech’: veja as campanhas do Carnaval 2020
Campanhas com mensagem social continuam em alta neste Carnaval; foi a aposta de empresas como Uber, Whatsapp e Nubank.
Por ser a maior festa popular de rua do mundo, o Carnaval é oportunidade para as marcas darem visibilidade a produtos e serviços, mas também para comunicar seu propósito. Empresas como Uber, Whatsapp e Nubank lançaram campanhas com mensagens de cunho social, seguindo a tendência de outros carnavais. Mas a inteligência artificial e ações inusitadas também aparecem para compor a folia.
Confira algumas ações de grandes empresas no Carnaval de 2020:
1 – Salvando uma escola de samba
O Whatsapp escolheu o Brasil e o Carnaval para lançar sua primeira campanha global. A ação, lançada no dia 13 de fevereiro, foi intitulada “Fica Só Entre Vocês”, e mostra um grupo de pessoas que se comunica e se organiza pelo aplicativo de mensagens para tentar salvar uma escola de samba que pega fogo.
De acordo com o Whatsapp, a campanha envolveu mais de 200 pessoas, entre atores, cenógrafos, câmeras e afins, em um galpão de escola de samba. Assista:
2 – Alexa comanda a folia
A Alexa, inteligência artificial da Amazon, participou do pré-Carnaval de São Paulo no último sábado (15). O bloco Ritaleena foi conduzido pela presença da inteligência artificial no bairro de Pinheiros, zona Oeste da capital paulista. A Alexa foi co-pilota do bloco, interagiu com o público e até cantou suas próprias marchinhas de Carnaval.
3 – Foliões longe da chuva
A marca de cerveja Skol vai utilizar tecnologia para manter a chuva bem longe dos foliões paulistas. O objetivo da marca é concentrar o temporal no sistema Cantareira, que abastece parte da capital. Para isso, um avião vai sobrevoar a área, aplicar gotículas de água nas nuvens da região e, dessa forma, será possível acelerar o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação.
A ação acontece entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Para divulgar o projeto, a marca produzirá conteúdo em suas redes sociais e, ainda, divulgará uma série sobre o assunto. De acordo com a marca, a empresa fornecedora do serviço atua para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
3 – Cartão “fantasiado”
Em clima de Carnaval, o banco digital Nubank criou uma campanha de customização dos seus cartões chamada #FantasieSeuCartão. A ideia é garantir que os cartões dos clientes não sejam confundidos ou trocados durante as festas de Carnaval. O golpe da troca de cartão por outro similar tem se tornado cada vez mais comum no comércio brasileiro.
Na quinta-feira (20), a instituição financeira distribuiu – gratuitamente e de forma limitada – cartelas de adesivos removíveis em sua sede na cidade de São Paulo. Além dos adesivos removíveis em baixo relevo, os clientes também podem personalizar os cartões com canetas marcadoras.
4 – Contra o assédio
O aplicativo de transportes Uber lança uma nova campanha contra o assédio e a discriminação de gênero durante este Carnaval. A campanha, que além de mídia em pontos de ônibus, terá também peças em redes sociais, remete ao novo Código de Conduta da empresa, que deixa ainda mais claras as regras básicas de convivência na plataforma entre todos que a utilizam.
5 – Bolsas anti-furto
A Serasa Experian vai distribuir 30 mil bolsas nas principais estações dos metrô de São Paulo durante o Carnaval. A “bag” possui um cordão interno antifurto para proteger o celular – normalmente o item mais visado por criminosos durante a folia. A empresa também criou um aplicativo gratuito batizado de “Bloco do Quem Procura Acha”, que funciona como um app de relacionamento e possibilita o encontro de quem perdeu um documento com quem os encontrou durante as festas carnavalescas.