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Economia

Eleições 2024: Como são feitas as pesquisas de boca de urna?

Entenda regras das pesquisas eleitorais realizadas no dia da votação

Pessoa vota em urna eletrônica na cabine de votação, enquanto mesária aguarda para entregar o comprovante de votação
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 será em 6 de outubro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa de boca de urna é um levantamento realizado pelos institutos de pesquisa logo após o eleitor votar. A lei diz que as pesquisas de boca de urna podem ser feitas durante todo o horário de votação (das 8h às 17h – no horário de Brasília), mas o seu resultado só pode ser divulgado depois que a votação já estiver encerrada.

Por pegar o eleitor no “calor” da votação, essa pesquisa tem maior tendência a refletir o resultado que será definido com a apuração dos votos. Como a abertura das urnas começa logo após o encerramento da votação, a divulgação dos resultados das pesquisas de boca de urna muitas vezes coincide com as primeiras parciais da apuração.

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O que é pesquisa eleitoral?

As pesquisas eleitorais são um instrumento importante para balizar as estratégias das campanhas dos candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024. Elas mostram um retrato do momento da campanha em relação à intenção de voto dos eleitores. E para serem divulgadas, devem obedecer uma série de regras determinadas pela Justiça Eleitoral.

Os institutos de pesquisas de opinião pública são obrigados a registrar a pesquisa na Justiça Eleitoral (TRE ou TSE), com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação, com informações sobre quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, metodologia e período de realização das entrevistas. Também deve indicar o tamanho da amostra e informações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro.

Ao divulgar os resultados da pesquisa, é obrigatório informar:

  • período de realização da coleta de dados;
  • margem de erro;
  • número de entrevistas realizadas;
  • nome da entidade ou empresa que a realizou, e, se for o caso, de quem a contratou;
  • número do processo de registro da pesquisa.

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Por exemplo: pesquisa Datafolha de intenção de votos para prefeito de São Paulo, divulgada em 12 de setembro, trazia as seguintes informações:

“A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, foi realizada entre 10 e 12 de setembro e entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-07978/2024”.

Mas, afinal, o que tudo isso quer dizer? Veja a seguir:

  • Metodologia:

As pesquisas podem ser feitas presencialmente, com os entrevistadores abordando as pessoas nas ruas, ou por telefone. No exemplo acima, as entrevistas foram presenciais. As pesquisas podem ser espontâneas, quando o entrevistado cita o nome de um candidato; ou estimuladas, em que o entrevistador mostra um cartão circular com os nomes dos candidatos e a pessoa escolhe o de sua preferência, ou nenhum deles.

  • Amostra:

Define o número de pessoas entrevistadas. Quanto maior for, mais confiável é o resultado obtido. Além disso, o número de pessoas entrevistadas deve seguir o padrão estatístico da população em relação a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

  • Margem de erro:

Como não é possível entrevistar todos os eleitores, a pesquisa faz esse levantamento por amostra. Ela diz que pode haver uma variação no resultado final da pesquisa, para mais ou para menos. Quanto maior a amostra, menor a margem de erro.

  • Intervalo de confiança:

É o intervalo entre o valor máximo e o valor mínimo do resultado dentro da margem de erro determinada naquela pesquisa. Por exemplo: se um candidato tem 20% das intenções de voto e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, o intervalo de confiança é entre 17% e 23%.

  • Empate técnico:

Se dois ou mais candidatos aparecem em uma sobreposição dos seus intervalos de confiança, é possível dizer que eles estão empatados tecnicamente. Por exemplo: em uma pesquisa com 3 pontos percentuais de margem de erro, o candidato A tem 20% das intenções de voto, então seu intervalo de confiança é de 17% a 23%. O candidato B tem 15%, e seu intervalo de confiança é, portanto, de 12% a 18%. Os dois candidatos, então, aparecem sobrepostos no mesmo intervalo de confiança em 17% e 18%, o que configura que estão empatados tecnicamente.

  • Nível de confiança:

Indica que, se a mesma pesquisa tivesse sido feita mais de uma vez exatamente nas mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro. Em geral o nível de confiança das pesquisas eleitorais é de 95%, ou seja, se ela for repetida 100 vezes, em 95 delas o resultado será o mesmo.

  • Número de registro:

É o número no qual a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral. Nas pesquisas de eleições municipais, ele aparece com a sigla do estado, o número da pesquisa e o ano em que ela foi realizada.

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Como consultar uma pesquisa?

Para consultar os dados de uma pesquisa, o eleitor pode checar as informações disponibilizadas no site do TSE. É possível fazer o filtro por eleição, empresa contratada, UF, município, número de registro e período de registro.

Multa para pesquisas irregulares

A lei estipula multa para a divulgação de pesquisa eleitoral sem o prévio registro das informações. Os valores variam de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. Se a pesquisa for fraudulenta, sua divulgação é considerada crime e pode levar os responsáveis a cumprir seis meses de detenção, além do pagamento de multa.

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