Economia
Ficou sabendo? Argentina incentiva poupança não declarada; caso Tesla e mais
Argentina estende incentivos fiscais sobre poupança não declarada para investir em projetos de construção; pedido da Tesla é rejeitado em processo por preconceito racial.
Brasil e EUA reforçam cooperação para promover energia limpa
Brasil e Estados Unidos reforçaram nesta segunda-feira o compromisso de cooperação mútua em energia, lançando mais uma frente nesse sentido, durante reunião ministerial do Fórum de Energia EUA-Brasil (USBEF, em inglês), em Washington, informou o departamento de energia norte-americano.
O evento, que teve a presença da secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, e do ministro brasileiro de Minas e Energia Adolfo Sachsida, foi criado como uma forma de colaboração entre os países em questões técnicas, regulatórias e políticas de interesse conjunto.
Granholm e Sachsida endossaram a cooperação bilateral em três áreas: gestão de carbono e metano, além de sequestro e armazenamento de carbono; continuidade e expansão da cooperação em energia nuclear civil; e aumento da cooperação em energia renovável e eficiência energética, principalmente em setores estratégicos como hidrogênio limpo, energia eólica offshore, entre outros.
Depois do evento, a secretária e o ministro inauguraram o Diálogo da Indústria de Energia Limpa EUA-Brasil (CEID, em inglês), um novo fórum bilateral para promover a cooperação em energia limpa e liderado pela indústria e pelo setor privado dos dois países.
O lançamento, que ocorreu no Conselho Empresarial da Câmara de Comércio dos EUA, em Washington, estabeleceu cinco grupos de trabalho, com foco em hidrogênio limpo, energia eólica offshore, modernização e armazenamento de rede, combustíveis sustentáveis e gestão de carbono e metano.
Argentina estende incentivos fiscais sobre poupança não declarada
O novo ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou nesta segunda-feira a extensão de um plano que oferece incentivos fiscais para argentinos que usam poupanças não declaradas para investir em projetos de construção, como parte de um esforço do governo para impulsionar a indústria e o emprego.
A medida estende uma lei aprovada no ano passado e define taxas de imposto entre 5% e 20% para fundos recém-declarados investidos no setor de construções, com a taxa dependendo de o quão cedo os fundos são declarados.
“O primeiro objetivo é transformar a poupança adormecida, que muitas vezes não é declarada ao Tesouro, em investimento e trabalho”, disse Massa em uma cerimônia em Buenos Aires, chamando a construção de “mãe das indústrias”.
Massa, que tomou posse no início do mês, disse esperar que o plano eleve o número de argentinos empregados na construção de 430 mil para 450 mil durante seu mandato de um ano.
Pedido da Tesla é rejeitado em processo por preconceito racial
Uma agência da Califórnia recusou um pedido da Tesla referente a um processo que o órgão de defesa dos direitos civis move contra a empresa por preconceito racial.
O Escritório de Direito Administrativo da Califórnia (OAL), negou o requerimento da Tesla, que alega que o Departamento de Direitos Civis (DCR) adotou critérios que não cumprem requisitos obrigatórios antes de processar a empresa.
Um representante da Tesla, que negou irregularidades no caso de preconceito racial, não fez comentários imediatos.
Um porta-voz do DCR não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Veja também
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Presidente da Argentina, Javier Milei atua como substituto de Trump na cúpula do G20 no Rio
- Apesar de rusgas, Brasil avança em plano para importar gás natural da Argentina
- Argentina elimina imposto de importação para compras online de até US$ 400
- Ponte Internacional da Integração, entre Brasil e Argentina, terá leilão em janeiro