Economia

Ficou sabendo? Boeing amplia produção; busca de acordo sobre ICMS

E mais: brasileiro usa quase um terço da renda para pagar dívidas.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Boeing vai contratar 10 mil funcionários em 2023 para aumentar produção

Boeing (BOEI34) deve contratar 10 mil trabalhadores este ano enquanto se recupera da pandemia e amplia a produção de aviões, afirmou a companhia norte-americana nesta sexta-feira.

A empresa ampliou a força de trabalho em cerca de 14 mil funcionários em 2022, atingindo 156 mil. Nos Estados Unidos, a Boeing emprega aproximadamente 136 mil trabalhadores.

Porém, a companhia afirmou que vai fazer demissões em “áreas de suporte”, mas não revelou quantas.

A maior parte das contratações vai ocorrer em unidades de negócios da Boeing, incluindo engenharia e produção, para atendimento à crescente demanda das companhias aéreas.

União e Estados vão buscar acordo sobre ICMS para levar ao STF, diz Rui Costa

Ministro Rui Costa 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta sexta-feira que o governo federal irá negociar com os Estados sobre a compensação das perdas com o ICMS em busca de uma proposta para ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Temos que ter uma solução negociada para o ICMS”, afirmou.

Em entrevista a jornalistas, o ministro também afirmou que o governo ainda não está no ponto de discutir o conteúdo de uma reforma tributária com o Congresso, mas que a meta é resolver o tema ainda no primeiro semestre.

Brasileiro usa quase um terço da renda para pagar dívidas

As famílias brasileiras gastam quase um terço de seus salários mensais para pagar dívidas, na medida em que o Banco Central deve manter a taxa de juros no nível mais alto em seis anos durante a maior parte do ano.

O comprometimento de renda em novembro atingiu 28,2% dos salários das famílias, o valor mais alto no conjunto de dados que remonta a 2005, segundo números do BC publicados na sexta-feira.

O endividamento das famílias, incluindo faturas de cartão de crédito, hipotecas e todos os tipos de empréstimos, atingiu 49,5% da renda total das famílias, ligeiramente abaixo do pico de julho de 50,1%.

(*Com informações de Reuters e Bloomberg.)

Mais Vistos