Economia

Ficou sabendo? Carteira de vacina da Apple, jornalista condenada e bilionários

Forbes divulgou a lista dos bilionários de 2020; vacinados contra a covid-19 receberão um registro digital; governo chinês condenou jornalista por cobrir pandemia

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

China condena jornalista que cobriu epidemia em Wuhan

O governo chinês condenou uma jornalista a quatro anos de prisão por cobrir a epidemia do coronavírus em Wuhan. A repórter Zhang Zhan, que é natural de Xangai, viajou em fevereiro para Wuhan, o epicentro da contaminação à época, e divulgou reportagens nas redes sociais sobre a caótica situação nos hospitais locais. Porém, a jornalista foi detida em maio e acusada de divulgar informações falsas pela internet.

Um mês após a sua prisão, Zhang começou uma greve de fome em protesto contra a sua detenção, mas foi alimentada à força por uma sonda, segundo os advogados.

Outros três jornalistas cidadãos, Chen Qiushi, Fang Bin e Li Zehua, também foram detidos após a cobertura da epidemia em Wuhan.

Carteira de vacina da Apple

Os vacinados contra a covid-19 no condado de Los Angeles (EUA) receberão um registro digital, o que ajudará a garantir uma segunda dose da vacina, além do acesso à casas de shows além de voos. A oferta estará disponível já nessa semana, por meio de uma parceria com a startup Healthvana, informou a Bloomberg. 

O programa deve garantir que as pessoas recebam as duas injeções além da comprovação da imunização através da Apple Wallet, “para provar às companhias aéreas, às escolas, ou a quem seja necessário”, disse o CEO da Healthvana, Ramin Bastani.

A startup também possui uma plataforma que fornece resultados de testes de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis para pacientes. A empresa começou a trabalhar com o condado no início deste ano para fornecer resultados de testes de covid-19 aos pacientes. Na semana passada, o condado de Los Angeles registrou recorde de novas mortes e hospitalizações por covid-19.

Os bilionários que mais perderam e ganharam dinheiro em 2020

A Forbes divulgou a lista dos bilionários que mais ganharam e mais perderam dinheiro em 2020. Juntos, os que mais enriqueceram no ano acumularam uma fortuna de 310 bilhões de dólares. Elon Musk foi quem teve o maior ganho em 2020, seguido de Jeff Bezos e Zhong Shanshan. Já Harold Hamm, presidente da produtora independente de petróleo Continental, registrou perda de mais de 43% da sua fortuna desde o início de 2020.

Mais Vistos