Economia

Ficou sabendo? IRB Brasil tem prejuízo de R$ 165 mi; vendas da Braskem e mais

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 5 min

Vendas da Braskem estabilizam no Brasil e caem nos EUA e na Europa no 3º tri

As vendas de resinas da Braskem (BRKM5) no Brasil no terceiro trimestre ficaram quase estáveis em relação a um ano antes, enquanto as de polipropileno (PP) nos Estados Unidos e na Europa caíram, refletindo menor demanda, informou a petroquímica nesta sexta-feira.

Segundo a companhia, a taxa média de uso de suas centrais no Brasil foi de 79% de julho a setembro, estável ano a ano e alta de 5 pontos percentuais na base sequencial, com a retomada das operações após paradas no Rio Grande do Sul, em Alagoas, que havia impactado a central da Bahia.

Nos Estados Unidos, a taxa média de uso das centrais de 74% mostrou queda de 7 pontos na base sequencial e de 20 pontos ano a ano. Na Europa, o índice de 78% foi quase estável sobre o trimestre anterior e 14 pontos menor ano a ano. Em ambos os casos, a queda no comparativo anual refletiu menor demanda.

A venda de resinas da Braskem no Brasil no terceiro trimestre subiu 2% sequencialmente com “maior disponibilidade de produto para venda”, e ficou estável ano a ano. Mas as exportações caíram 18% sobre o segundo trimestre e 17% contra mesma etapa de 2021.

Nos EUA, as vendas de PP da Braskem no trimestre caíram 19% na base sequencial e 14% ano a ano. Na Europa, houve aumento de 8% sobre o trimestre anterior, mas queda de 7% sobre julho a setembro do ano passado.

IRB Brasil tem prejuízo de R$165 mi em agosto

O grupo ressegurador IRB Brasil (IRBR3) anunciou nesta sexta-feira que teve prejuízo líquido de 164,7 milhões de reais em agosto, ante lucro de 84,8 milhões um ano antes, quando foi favorecido pelo ganho de ação judicial referente ao PIS/Pasep.

A atribulada companhia, que nos últimos anos tenta superar os efeitos de um escândalo de fraude, neste ano teve que fazer uma oferta de ações para levantar cerca de 1,2 bilhão de reais para atender requerimentos mínimos de capital devido a novos prejuízos, desta vez ligados a sinistros com a quebra de safra.

Com as perdas de agosto, o prejuízo líquido do IRB nos oito primeiros meses de 2022 chegou a 516,4 milhões de reais, ante prejuízo de 168,9 milhões no mesmo período de 2021.

Em agosto, os prêmios de resseguros emitidos pelo IRB totalizaram 524,9 milhões de reais, queda de 30,1% ante mesmo mês de 2021, com diminuição de 16,2% no Brasil e de 51,3% no exterior.

A despesa da empresa com sinistros somou 633,7 milhões de reais, 18,8% superior a de um ano antes, com índice de sinistralidade de 145%.

Nos oito primeiros meses de 2022, os prêmios emitidos atingiram 5,56 bilhões de reais, queda de 7,4% no comparativo anual, enquanto a despesa com sinistros somou 3,77 bilhões de reais, 1,8% maior frente a igual período do ano passado, com índice de sinistralidade de 107,2%.

Bancos manterão no balanço o crédito para compra do Twitter, dizem fontes

Bancos que forneceram empréstimo de 13 bilhões de dólares para a compra do Twitter por Elon Musk abandonaram os planos de vender a dívida a investidores devido à incerteza em torno da empresa de mídia social, disseram fontes a par do assunto.

Os bancos não planejam sindicalizar a dívida como é comum nessas aquisições, mas mantê-la em seus balanços até que haja mais apetite dos investidores, disseram as fontes.

Os bancos, que incluem Morgan Stanley e Barclays, não responderam a pedidos de comentários. O Bank of America não comentou. Representantes de Musk e do Twitter não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Musk acertou a compra do Twitter por 44 bilhões de dólares em abril, antes do Federal Reserve começar a elevar taxas de juros para combater a inflação. Isso fez com que o financiamento parecesse muito barato aos olhos de potenciais investidores, de modo que os bancos teriam uma perda de centenas de milhões de dólares para tirá-lo de seus livros.

A incerteza em torno da conclusão do negócio também impede os bancos de repassar a dívida. Musk tentou sair do acordo de compra, argumentando que o Twitter o enganou sobre o número de contas de spam na plataforma, e só decidiu seguir com a transação no início deste mês. Ele não revelou detalhes sobre a nova liderança e plano de negócios do Twitter, e muitos investidores estão esperando mais detalhes nessa frente, disseram as fontes.

O pacote de dívida para o negócio do Twitter é composto por empréstimos arriscados, devido ao montante de dívida assumido, bem como títulos garantidos e não garantidos.

O aumento das taxas de juros e a volatilidade do mercado levaram os investidores a ficar longe de algumas dívidas mais arriscadas. Bancos liderados pelo Bank of America sofreram um prejuízo de 700 milhões de dólares em setembro com a venda de cerca de 4,55 bilhões em dívidas que respaldavam a aquisição alavancada da empresa de software empresarial Citrix.

Mais Vistos