Economia
Ficou sabendo? Prates negocia diretorias da Petrobras; economia dos EUA
E mais: Brasil deve ter crescimento recorde em capacidade de energia em 2023.
Prates negocia com PT diretorias da Petrobras, dizem fontes
Indicado para a presidência da Petrobras (PETR3 e PETR4), o senador Jean Paul Prates (PT-RN) tem tido reuniões nesta semana com diferentes alas do seu partido para fechar sua lista de indicados para a diretoria da estatal, segundo quatro fontes com conhecimento das conversas.
Prates tem falado também com integrantes do mercado, acadêmicos e da Petrobras, em busca de indicações para compor a diretoria da empresa, disse uma das fontes.
As reuniões apontam que o PT terá a palavra final sobre a escolha dos diretores, com o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin tendo pouca voz, embora o companheiro de chapa de Lula tenha se reunido com alguns indicados, segundo uma das fontes.
Brasil deve ter crescimento recorde em capacidade de energia em 2023
O Brasil deve registrar um recorde na ampliação da capacidade de geração de energia centralizada em 2023, com um incremento de 10,3 gigawatts (GW), sendo mais de 90% desse total em usinas das fontes eólica e solar, segundo previsão do Ministério de Minas e Energia e da agência reguladora Aneel divulgada nesta sexta-feira.
O cenário de forte crescimento para este ano vem após um aumento já significativo do parque gerador brasileiro em 2022. No ano passado, foram adicionados 8,2 GW, atrás apenas do recorde atual de 9,5 GW alcançado em 2016.
O cenário para 2023 considera empreendimentos com outorga ou leiloados com expectativa de entrada em operação neste ano.
Economia dos EUA deve encolher nos próximos dois trimestres
Os economistas agora esperam que o PIB dos EUA se contraia por dois trimestres consecutivos no meio deste ano, à medida que o aperto de juros do Federal Reserve se fizer sentir mais amplamente em diversos setores.
O PIB deve cair a uma taxa anualizada de 0,6% no segundo trimestre e 0,3% no terceiro, com estagnação dos gastos do consumidor, menor investimento empresarial e produção industrial fraca, segundo enquete da Bloomberg com 73 economistas realizada de 13 a 18 de janeiro.
Os analistas veem uma probabilidade de 65% de uma recessão.
(*Com informações de Reuters e Bloomberg.)
Veja também
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Vai sobrar petróleo: os desafios para o futuro da Petrobras em cinco pontos
- Apesar de recorde no pré-sal, a produção de petróleo cai no Brasil em setembro
- Ibama pede mais informações à Petrobras em processo de exploração da Foz do Amazonas
- Declínio de campos mais antigos derruba produção da Petrobras no Brasil em 8,2%