Economia

Ficou sabendo? Stellantis revela nova plataforma de veículos; gripe aviária

E mais: Agricultura confirma mais um caso de gripe aviária em ave silvestre.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Stellantis revela nova plataforma de veículos de olho em transição para carros elétricos

A Stellantis revelou nesta quarta-feira sua nova plataforma de veículos “STLA Medium”, parte de uma série que servirá de sustentação para todos os futuros modelos fabricados pela montadora.

A Stellantis, quarta maior montadora do mundo em vendas, foi formada no início de 2021 por meio da fusão da Fiat Chrysler e da fabricante Peugeot PSA. A empresa vendeu cerca de 6 milhões de veículos no ano passado.

A companhia tem planos de transferir todos os seus produtos futuros para quatro novas plataformas BEV (sigla em inglês para veículo elétrico a bateria): STLA Small, Medium, Large e Frame. A expectativa é que o processo comece com a STLA Medium, a primeira das quatro bases, este ano na Europa.

Emirados Árabes Unidos dizem que cortes adicionais de petróleo devem equilibrar mercado

Unidades de produção de petróleo na Rússia 4/06/2023 REUTERS/Alexander Manzyuk

Cortes adicionais na produção e exportação de petróleo feitos pela Arábia Saudita e Rússia no início desta semana devem ser suficientes para ajudar a equilibrar o mercado de petróleo, disse o ministro dE Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei, a repórteres nesta quarta-feira.

A Opep+, um grupo formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, incluindo a Rússia, vem reduzindo a produção de petróleo desde novembro devido à queda nos preços. A aliança é responsável pela produção de cerca de 40% do petróleo bruto mundial.

A Arábia Saudita e a Rússia, maiores exportadores de petróleo do mundo, aprofundaram os cortes na oferta de petróleo na segunda-feira, em um esforço para elevar os preços.

Gripe aviária: Agricultura confirma mais um caso em ave silvestre; total sobe para 58

O Ministério da Agricultura informou que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil.

No total, há 58 casos da doença em aves silvestres no País e um foco em produção de subsistência, de criação doméstica. De acordo com o ministério, há outras dez investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.

(*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo.)

  • Confira ações da Petrobras (PETR4)

Mais Vistos