Economia

Green card: saiba como tirar o documento que permite morar nos Estados Unidos

No segundo episódio da série Passaporte InvestNews, Dony de Nuccio explica como solicitar o documento

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O Brasil foi o 9º país com maior número de green cards emitidos, em 2022, segundo dados mais recentes da US Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna dos EUA). O green card funciona como um passaporte coletivo para explorar os Estados Unidos. Familiares diretos de quem consegue o documento – como cônjuges, filhos menores de 21 anos solteiros e pais idosos – também ganham o direito de viver em terras americanas. Claro, desde que o solicitante comprove que têm condições de bancá-los nos Estados Unidos.

No segundo episódio da primeira temporada do programa Passaporte InvestNews, o jornalista Dony de Nuccio – que se mudou recentemente para o país – fala sobre os caminhos para tirar o documento, que é a chave que permite morar, trabalhar e estudar nos Estados Unidos.

O green card é diferente da cidadania que muitos brasileiros têm buscado a partir de ascendentes europeus, por exemplo. Quem tem o documento verde não pode votar nas eleições americanas, nem se candidatar a cargos públicos no país. Além disso, sair dos Estados Unidos de forma constante pode fazer com que a imigração entenda que aquela pessoa não reside mais de forma permanente em solo norte-americano, colocando em risco a posse do green card.

Já a cidadania, que pode ser solicitada após cinco anos da emissão do green card, dá direitos plenos, como votar em eleições, concorrer a cargos públicos e viajar sem restrições.

LEIA MAIS: Carreira nos Estados Unidos: como preparar o visto?

Recorde de vistos dos EUA para profissionais brasileiros de elite mostra novo perfil de imigração

Passaporte InvestNews mostra o caminho das pedras para viver fora do país

Para ganhar direito ao green card, o caminho mais utilizado pelos brasileiros são os vistos EB2-NIW e o EB-5, de residência permanente. Enquanto o EB-2 é ligado ao exercício de uma atividade profissional e indicado para quem possui uma carreira sólida, o EB-5 é voltado para quem tem pelo menos US$ 800 mil para investir em projetos americanos.

O programa Passaporte InvestNews vai ao ar todas as quartas, 18h, em nosso canal no YouTube. Boa jornada. 

 

Mais Vistos