Economia
Haddad confirma Gabriel Galípolo como secretário-executivo no Ministério da Fazenda
O economista e ex-presidente do banco Fator será número dois na hierarquia da pasta.
O ministro da Fazenda do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (13) que o economista Gabriel Galípolo será seu secretário-executivo, número dois na hierarquia da pasta.
Haddad falou ao sair de reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em Brasília, confirmando informação publicada mais cedo pela Reuters. Ele não respondeu a mais nenhuma pergunta, mas dará entrevista coletiva às 18h30, na qual deve fazer outros anúncios sobre os nomes para sua equipe.
A reunião ocorreu pela manhã, depois do encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e secretários especiais, da qual Galípolo também participou.
Quem é Gabriel Galípolo
Galípolo é formado em ciências econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atuou nas privatizações da Cesp e da Cedae, foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos (2007) e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento em São Paulo (2008).
Também fundou a Galípolo Consultoria (2009), foi presidente do Banco Fator (2017-2021) e professor da graduação da PUC-SP (2006-2012).
O economista é muito próximo do futuro ministro e também de Lula.
* Com informações da Reuters.
Veja também
- Após G20, Lula e Xi Jinping estreitam laços entre Brasil e China
- Chinesa SpaceSail fecha acordo com governo Lula e se prepara para competir com Starlink, de Elon Musk
- Apesar de rusgas, Brasil avança em plano para importar gás natural da Argentina
- O que Trump e Lula têm em comum: a queda de braço com o Banco Central
- Com fiscal sob pressão, Haddad cancela viagem à Europa a pedido de Lula