Economia

Indicador antecedente de emprego sobe a maior patamar em nove meses em agosto

IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,2 ponto em agosto, para 82,3 pontos, maior nível desde novembro, quando chegou a 83,0 pontos.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE voltou a subir em agosto, após ligeira queda no mês anterior, e atingiu o maior patamar em nove meses, mostraram dados divulgados nesta terça-feira (6).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,2 ponto em agosto, para 82,3 pontos, maior nível desde novembro, quando chegou a 83,0 pontos.

Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 0,5 ponto, para 81,8 pontos.

Os dados, segundo o FGV IBRE, indicam continuidade da recuperação do mercado de trabalho.

“Ainda é preciso cautela pelo patamar baixo que o indicador se encontra, mas a sinalização para os próximos meses é positiva”, disse em nota o economista da instituição Rodolpho Tobler, destacando que o ritmo de recuperação até o final do ano dependerá do desempenho da economia.

Os destaques de agosto foram os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que contribuíram positivamente com 0,9 e 0,3 ponto. Do lado negativo, a principal pressão veio do indicador de Emprego Previsto da Indústria, que variou -0,3 ponto.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram na semana passada que o Brasil registrou recorde no número de pessoas ocupadas, com a taxa de desemprego caindo no trimestre encerrado em julho para o menor patamar desde o final de 2015, para 9,1%.

Mulher coloca currículo em caixa no centro de São Paulo 06/10/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Mais Vistos