Economia

Inflação nos EUA acelera em janeiro e gastos do consumidor disparam

Dados podem acelerar temores de mais altas de juros pelo Fed.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Os gastos do consumidor dos Estados Unidos se recuperaram de forma acentuada em janeiro em meio a um forte crescimento da renda, enquanto a inflação acelerou, o que pode aumentar os temores dos mercados financeiros de que o Federal Reserve (Fed) possa continuar elevando os juros ao longo do ano.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 1,8% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira (24). Os dados de dezembro foram revisados para cima para mostrar que os gastos caíram 0,1%, em vez de recuar 0,2%, conforme relatado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam uma recuperação de 1,3% nos gastos do consumidor.

Já o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) disparou 0,6% no mês passado, após alta de 0,2% em dezembro. Nos 12 meses até janeiro, o índice PCE acelerou a 5,4%, após alta de 5,3% em dezembro.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços do PCE aumentou 0,6%, após alta de 0,4% em dezembro. O chamado núcleo do PCE aumentou 4,7% na base anual em janeiro, após avançar 4,6% em dezembro.

Carrinho de compras em supermercado de Nova York 10/06/2022 REUTERS/Andrew Kelly

Mais Vistos