O mercado vai ficar atento à comunicação oficial do BC, depois que o Copom manteve a Selic estável em 15% e adotou tom hawkish.
Na terça-feira (23) o BC divulga a ata da última reunião do colegiado, que reiterou no comunicado a postura de vigilância e taxa restritiva por período bastante prolongado. BC apontou estimativa de inflação de 3,4% no primeiro trimestre de 2027, acima do esperado pelo mercado.
Relatório de Política Monetária
Na quinta (25), autoridade divulga Relatório de Política Monetária, com atenção a possíveis revisões do BC para projeções de inflação e hiato do produto, uma medida de ociosidade da economia. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, participam de coletiva sobre o relatório.
IPCA-15 e conta corrente
Além da comunicação oficial do BC, mercados devem refletir o IPCA-15, que pode contribuir com ajustes à precificação da curva. O indicador será divulgado na quinta-feira (25), após uma deflação na margem na leitura de agosto.
Para o Itaú, os riscos para a inflação estão levemente assimétricos para baixo neste ano, com preços de alimentos podendo ficar menos pressionados e uma moeda mais apreciada, o que eleva chances de cortes de preços na gasolina na refinaria.
Atualmente, o mercado embute um ciclo de cortes da Selic que se inicia em janeiro e é prolongado até 2027, com taxa básica de 12,5% ao fim do ciclo. BC publica dados de contas externas na sexta-feira, 26 de setembro, após um déficit de US$ 7,1 bilhões na conta-corrente em julho.
Powell e dirigentes do Fed
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa após o Fomc iniciar os cortes de juros. Powell fala sobre cenário econômico na terça (23). O mercado busca nas declarações do chefe do banco central dos EUA pistas adicionais sobre a atividade econômica, com o mercado de trabalho americano enfraquecido.
Stephen Miran, indicado por Donald Trump para o Fed e que votou por um corte de 0,50pp do Fomc na última reunião, fala na segunda-feira. Vários outros dirigentes do Fed também discursam. PIB dos EUA sai na quinta e expectativa é de que terceira leitura do número mostre crescimento de 3,3%, estável em relação à divulgação anterior. PCE sai na sexta.
Política
O presidente Lula fala na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça. Em meio a tensões entre Brasil e EUA, Lula estará acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e terá agendas para discutir a questão palestina, ação climática e democracia.
Na Câmara, o deputado Paulinho da Força declarou que o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro terá como foco a pacificação do país, com um texto de consenso. Ele afirmou que tem conversado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para construir algo conjunto entre as duas casas. Segundo ele, o texto deve propor a redução das penas dos condenados, diz o site da casa.
Por Felipe Saturnino