Economia
Líderes globais cumprimentam Lula após eleição; veja declarações
Entre os que se manifestaram, estão Joe Biden, Rishi Sunak e governo chinês.
Lideranças globais e governos cumprimentaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após sua vitória no segundo turno da eleição presidencial, neste domingo (30). Entre os representantes de potências que se manifestaram, estão o presidente norte-americano, Joe Biden, o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
Veja a seguir as declarações feitas por líderes mundiais dirigidas a Lula:
Joe Biden, presidente dos EUA
Emmanuel Macron, presidente da França
Rishi Sunak, premiê britãnico
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também parabenizou Lula pela vitória e afirmou que deseja trabalhar em questões como a proteção dos recursos naturais do planeta. “Espero que trabalhemos juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”, disse Sunak no Twitter.
Vladmir Putin, presidente da Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pela conquista de um terceiro mandato, superando o atual presidente, Jair Bolsonaro.
Em nota no site do Kremlin, Putin disse esperar o fortalecimento dos laços Brasil-Rússia e que o resultado da eleição mostra a “alta autoridade política” de Lula.
Justin Trudeau, premiê do Canadá
O premiê canandense Justin Trudeau parabenizou o presidente eleito e escreveu no Twitter que espera trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre os dois países e avançar em agendas prioritárias como a ambiental.
Alberto Fernandez, presidente da Argentina
O presidente argentino parabenizou Lula pela vitória e disse que eleição abre um novo tempo para a história da América Latina.
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha
O chanceler alemão Olaf Scholz parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória no segundo turno da eleição presidencial do Brasil, dizendo em um tuíte nesta segunda-feira que espera cooperar com Lula, especialmente nos tópicos de comércio e proteção climática.
Embaixada da China
O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou nesta segunda-feira Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória na eleição presidencial do Brasil, segundo a emissora estatal CCTV. “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil”, disse Xi.
“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos.”
Veja também
- Na contramão dos EUA, Ibovespa recua após vitória do Trump
- Uruguai rejeita se aposentar mais cedo e afasta reforma da previdência de US$ 22,5 bilhões
- Eleições 2024: Em 12 das 51 cidades do segundo turno houve ‘virada’; veja lista
- Fuad Noman (PSD) é reeleito prefeito de Belo Horizonte
- Eduardo Pimentel (PSD) é eleito prefeito de Curitiba